Nova pesquisa da Universidade Pepperdine, nos Estados Unidos, mostra que pessoas que são capazes de admitir que seus conhecimentos e opiniões podem não estar corretos são, na verdade, mais bem informados do que quem acha que já sabe de tudo.
Mas ego todos tem, o que falta para a maioria é dominá-lo. Por isso, muitas vezes, uma pequena cutucada na vaidade de alguém pode levar a reações muito mais fortes do que a causa. Como por exemplo:
Uma pessoa egoica não suporta a realidade, pois nela todo mundo é especial com suas qualidades e defeitos. Assim, há um grande confronto com o ego, que afirma que ela é superior, contra a verdade do mundo.
Se você não se identificou com os oito sinais comuns em pessoas muito inteligentes, isso não deve ser encarado como um problema. Embora alguns indivíduos "nasçam" ou desenvolvam essas habilidades desde pequenos, esses comportamentos também podem ser aprendidos. Em outras palavras, nunca é tarde para turbinar sua capacidade intelectual de uma forma que não é óbvia.
Os pesquisadores de um estudo recente que chegou a mesma conclusão também dizem que fatores ambientais estão em jogo, uma vez que a relação entre o IMC e a inteligência foi mediada pelo status socioeconômico.
O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, popularmente conhecido como TOC, e também chamado de “anancástica”, é caracterizado por dois tipos de comportamento: as obsessões, que são pensamentos impróprios ou desagradáveis, recorrentes e persistentes; e as compulsões, que são comportamentos ou atos mentais repetitivos, como lavar as mãos frequentemente por medo de se contaminar com vírus ou bactérias, organizar objetos ou verificar fechaduras várias vezes, por exemplo.
Um estudo da Universidade de Cingapura e da Escola de Economia de Londres descobriu que as pessoas inteligentes diferem do resto de nós quando se trata de níveis de felicidade e socialização. Se você adora seus amigos, mas precisa de um tempo sozinho também, esse pode ser um sinal de que você é superinteligente.
Nesse tipo de transtorno de personalidade, geralmente, a pessoa não confia e suspeita de outras pessoas, sentindo frequentemente que está sendo enganado mesmo que não existam motivos. Por isso, é comum questionar constantemente a lealdade de amigos e colegas, não confiar nos outros e sentir que as suas intenções têm um caráter humilhante ou ameaçador.
50 frases de Agostinho Carrara que são inspiradoras, mas HILÁRIAS
Ego inflado é, na verdade, uma grande inversão de valores dentro da própria pessoa. A negação inconsciente do próprio valor leva a uma crença emocional de que se é menos do que os outros.
Outra descoberta foi que pessoas intelectualmente humildes subestimaram sua capacidade cognitiva. "A humildade intelectual vai além das opiniões e das percepções das pessoas, o que tem implicações para as atitudes sociais e, possivelmente, para o comportamento", ela escreveu em um blog."Isso pode ajudar as pessoas a tratarem os outros com civilidade e benevolência, mesmo diante de divergências."
57 Frases de Indiretas para Inimigas: seja ainda mais SUPERIOR
Entrevistando 15 mil pessoas entre 18 e 28 anos, a pesquisa revelou um dado interessante: quanto maior o nível de inteligência do entrevistado, menor é seu grau de interação social.
Muitas pessoas egoicas se perdem no sucesso. Elas se definem grandiosas por apenas uma conquista, sem notarem que, seu comportamento arrogante e a falta de empatia com o outro, as torna perdedoras. “Você sabe com quem está falando?”
Técnicas de especialistas para manter uma conversa
O estudo, liderado psicóloga Elizabeth J. Krumrei-Mancuso e publicado no The Journal of Positive Psychology, examina o conceito de humildade intelectual e seu oposto, o excesso de confiança intelectual – ter certeza de que você está certo sempre. Ter confiança é importante, mas o exagero pode ser um problema.
Além disso, é comum o paranóide ser considerado uma pessoa mais fria e distante, que não expressa afeto, tendo também uma tendência a guardar rancor, não perdoar com facilidade e receber habitualmente as atitudes dos outros como ataques, reagindo com raiva, irritação e hostilidade. Saiba mais sobre o transtorno de personalidade paranóide.
Geralmente, a pessoa com transtorno de personalidade esquizotípica tem um comportamento, fala e aparência excêntricos, crença bizarras, que não estão de acordo com as normas culturais em que a pessoa está inserida e pensamento, percepções e discurso incomuns, semelhantes à esquizofrenia. Veja outras características e como identificar uma pessoa com personalidade esquizotípica.
"Aqueles que acreditam que o conhecimento é certo são suscetíveis de tirar conclusões definitivas incorretamente de evidências ambíguas", diz o artigo. "Ou seja, os indivíduos tendem a distorcer as informações para se ajustarem às suas crenças epistemológicas, o que pode afetar sua interpretação e aquisição de conhecimento."