IMPORTANTE – O sangue oriundo de problemas uterinos da vagina normalmente aparece como várias gotas antes ou após a micção. Nestes casos se o coelho não for visto urinando, o sangue pode aparentar ser misturado na urina encontrada na gaiola.
Os coelhos são mamíferos muito limpos que se limpam a si próprios. Não é recomendável dar-lhes banhos, exceto quando se sujem de forma excessiva, caso contrário podem perder a camada de proteção natural da pele. Pode dar banho ao animal no máximo uma a duas vezes por ano. Para tirar a sujeira que for aparecendo, você pode usar toalhinhas úmidas de bebê.
Como já referimos o coelho é um mamífero com uma atividade física elevada quando está em estado selvagem. Por esse motivo, um dos cuidados com coelho mais importante é deixar que ele saia da gaiola pelo menos duas vezes por dia, sempre sob a sua supervisão, já que pode roer cabos ou objetos perigosos para ele.
As pessoas devem informar o médico sobre quaisquer distúrbios hemorrágicos, atuais ou anteriores, apresentados por elas ou seus familiares e sobre o uso de medicamentos que afetem a coagulação sanguínea, como varfarina, clopidogrel e aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).
Você pode criar caminhos com elementos adquiridos na loja de animais ou que você mesmo pode fazer. Brinquedos de todo o tipo estão permitidos. Também é importante que o tutor passe algum tempo com ele e lhe dê carinho e atenção. Lembre-se que o coelho é um animal inteligente que pode aprender truques e ordens se você lhe dedicar tempo e paciência.
Em casos de hemorragias mais graves ou recorrentes, por vezes, o médico sela (cauteriza) o local que sangra com uma substância química, nitrato de prata, ou eletrocauterização (cauterização através de uma corrente elétrica). Como alternativa, às vezes o médico coloca um tampão esponjoso especial (tampão nasal) na narina que está sangrando. A esponja incha para parar a hemorragia. A gaze ou esponja é removida depois de 2 ou 4 dias. Se esses métodos forem ineficientes, podem ser usadas várias sondas nasais com balões comerciais para comprimir os locais de hemorragia. Às vezes o médico precisa inserir uma longa tira de gaze na cavidade nasal tamponando-a por completo. No entanto, esse procedimento pode ser doloroso. O tamponamento nasal é geralmente retirado após 3 dias.
Para escovar o pelo do seu coelho, você deve fazer movimentos suaves e com muito cuidado. Normalmente, as regiões mais difíceis para escovar são o ventre e a cauda, já que o coelho pode se mexer muito.
Os coelhos são animais sociáveis e, se você planeja ter um casal, precisará ter um espaço de, pelo menos, 4 metros quadrados (como recomendam as associações de animais).
Os coelhos selvagens têm a esperança de vida mais curta, entre 3 e 4 anos, pois são mais ameaçados por predadores e doenças não tratadas.
De forma geral, os coelhos têm uma esperança de vida em torno de 6 e 8 anos, apesar de que alguns podem chegar a viver entre 10 e 12 anos. Quanto tempo vive um coelho depende de como os tutores cuidam dele, assim como as condições genéticas, uma vez que existem raças de coelho que têm uma expectativa de vida maior que outras.
Se você é um tutor de coelho, deve saber quais são as 6 doenças mais comuns dos coelhos:
Além da higiene diária, você deve consultar um veterinário de forma periódica para garantir o estado de saúde do seu pet. Os coelhos também precisam seguir um calendário de vacinação.
Em geral, o médico tem facilidade de ver o local de um sangramento anterior usando uma luz portátil e um instrumento usado para manter as narinas abertas. Às vezes, o médico usa uma lanterna frontal ou um espelho de cabeça para refletir a luz no nariz. Para ver o local de um sangramento posterior, o médico precisa usar um endoscópio flexível (endoscópio nasal). No entanto, um local de hemorragia posterior ativo produz muito sangue para que o médico veja qualquer coisa, mesmo com um visualizador.
Gaiola de exterior: por outro lado, se você está planejando ter o seu coelho no jardim ou em um espaço no exterior, você deve saber que existem gaiolas para coelho de exterior. A maioria dessas gaiolas não tem chão, isso significa que o pet pisará diretamente na grama ou terra do seu jardim. No entanto, esse tipo de gaiola é desaconselhada se o chão for de terra, pois o coelho pode comer terra ou pedrinhas sem querer.
Na maioria dos casos, e por desconhecimento, muitos tutores de coelhos acreditam que se trata de um roedor como qualquer outros, que precisa de uma gaiola, comida e pouco mais. O coelho é uma espécie da ordem lagomorfo e conta com algumas diferenças físicas e de comportamento que fazem com que precise de cuidados especiais, diferente dos hamsters ou porquinhos-da-índia.
Muitas pessoas têm coelhos como animais de estimação mas, embora seja um per comum, devemos saber que este animal precisa de alguns cuidados específicos. Você deve conhecer o coelho como animal selvagem para poder proporcionar tudo aquilo que ele merece e precisa, para isso é necessário ter informação correta sobre os cuidados com coelho.
A água sanitária e o vinagre de maçã são perfeitos para eliminar bactérias e o cheiro de urina do seu pet, por isso são um perfeito aliado caso você tente ensinar o seu coelho a fazer as necessidades no canto.
Os médicos inicialmente tratam todas as hemorragias nasais como eles tratariam uma hemorragia nasal anterior. Às poucas pessoas que tiveram uma grande perda de sangue são administrados líquidos pela veia (via intravenosa) e, raramente, transfusões de sangue. Qualquer distúrbio hemorrágico conhecido ou identificado é tratado.
A verdade é que você poderá encontrar à venda gaiolas menores que não recomendamos, pois poderiam causar ansiedade no pet. Existem pessoas que até oferecem cômodos inteiros para suprir as necessidades genéticas de espaço.
Para saber ainda mais informações sobre os coelhos, confira quais são as raças de coelho e ainda como é a convivência entre coelho e gato nesses artigos do PeritoAnimal.
Se a técnica de apertar não parar a hemorragia, ela pode ser repetida uma vez por mais dez minutos. Se o sangramento não parar depois de 10 minutos, a pessoa deve consultar o médico. O médico usualmente coloca vários chumaços de algodão na narina sangrando. O algodão é saturado com um medicamento anestésico (como lidocaína) e um medicamento que causa o fechamento dos vasos sanguíneos do nariz (como fenilefrina). Então o nariz é apertado por cerca de 10 minutos e então o algodão é removido. No caso de hemorragias menores, quase mais nada é feito.
Sangramento de vasos da parte posterior do nariz é muito difícil de controlar e pode ameaçar a vida. No caso desse tipo de hemorragia nasal, a técnica de apertar o nariz não para a hemorragia. Apertar simplesmente faz o sangue escorrer para a garganta, ao invés de para fora do nariz. Para uma epistaxe posterior, o médico pode colocar um balão de formato especial no nariz e enchê-lo para comprimir o local da hemorragia. No entanto, este e outros tipos de tamponamento nasal são muito desconfortáveis e interferem com a respiração. Os médicos geralmente dão sedativos para a pessoa por via venosa antes de inserirem este tipo de balão e tamponamento. Por isso, as pessoas que recebem esse tipo de tamponamento são internadas no hospital e recebem oxigênio e antibióticos para prevenir uma infecção dos seios paranasais ou do ouvido médio. O tampão permanece no lugar por 4 a 5 dias. Este procedimento causa desconforto, mas o desconforto pode ser aliviado com tratamento.