O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos polares e é considerada uma interação de força intermediária. Os elétrons estão distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo atrai os elétrons para si.
A polaridade das moléculas pode ser identificada de acordo com dois critérios: a diferença de eletronegatividade dos átomos e a geometria molecular. A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos.
As forças intermoleculares influenciam a química de muitas formas: Elas são diretamente relacionadas às propriedades como ponto de fusão, ponto de ebulição e a energia necessária para converter um sólido em um líquido ou um líquido em vapor.
de uma espécie química (átomo, íon ou molécula). Quanto maior o tamanho da nuvem eletrônica (raio atômico, raio covalente ou raio de van der Waal), mais polarizável será a espécie. Quanto mais polarizável for a espécie, mais facilmente são formados os dipolos induzidos.
As forças exercidas entre moléculas (forças intermoleculares) obedecem ao estado físico das substâncias. ... A passagem de uma substância do estado sólido para o líquido (fusão), ou do líquido para o gasoso (vaporização), provoca uma desorganização de suas moléculas.
As forças intermoleculares, ou interações intermoleculares, são a forma com que as moléculas interagem entre si. São elas que mantêm unidas as moléculas de uma substância, fazendo com que sejam sólidas, líquidas ou gasosas! Assim, as interações intermoleculares são determinantes das propriedades da substâncias.
Quanto maior a força intermolecular envolvida, maior o ponto de ebulição de uma substância. As substâncias orgânicas são formadas em sua maioria por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.