Existem várias formas de se departamentalizar uma organização: por função, por localização, por produto ou serviço, por clientes, por processos, por projetos, etc. Cada uma delas segue critérios diferentes.
Os tipos de departamentalização que mais caem em provas são: funcional (veja bem: existe a estrutura funcional e a departamentalização funcional!); por clientes; por produtos ou serviços; territorial ou geográfica; por processos; por projetos; e matricial.
No que se refere ao porte da organização empresarial, elas são classificadas como microempresa, pequena empresa, empresa de médio porte e empresa de grande porte. Essas classificações levam em consideração o valor do faturamento mensal ou o número de colaboradores de cada empresa.
A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.
Quais são os quatro princípios importantes na hora de departamentalizar as atividades de uma empresa? ... Princípio de menor uso, Princípio de menor interesse, Princípio de separação do controle e Princípio da supressão da concorrência.
Na sua opinião, qual tipo de departamentalização utilizado pela 3M para que ela possa produzir uma variedade tão grande de produtos inovadores? O tipo de departamentalização utilizado pela 3M é por clientela, conforme o texto a 3M coloca o cliente em foco e modifica seus processos. ...
A departamentalização consiste em agrupar as atividades da organização, de forma lógica e racional, buscando sempre a maior eficiência possível, otimizando os recursos organizacionais.
O agrupamento por projeto representa a estratégia que permite um elevado grau de coordenação entre as partes envolvidas, que deixam suas posições anteriores para se fixarem temporariamente em um determinado projeto que passa a envolvê-las totalmente. ...
A necessidade da departamentalização surge à medida que as empresas se tornam maiores por se envolverem em atividades das mais diversificadas, caracterizando indispensabilidade da divisão das principais atividades e tarefas organizacionais, transformando-as em responsabilidades departamentais ou divisionais.
Este tipo de departamentalização envolve diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o produto ou serviço realizado. Baseia-se nos produtos ou serviços executados pela organização, que se descentraliza deles.
Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado. Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento.
A departamentalização territorial, regional ou por localização requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.
A Estrutura Matricial tem como proposta satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização. ... Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas, pois cada área tem o tipo de estrutura que melhor se adapta à execução de suas tarefas.
A estrutura organizacional é a forma como uma organização está dividida e hierarquizada. Ela define como é feita a gestão das suas atividades e a comunicação entre seus setores, visando atingir seus objetivos estratégicos. ... A representação gráfica da estrutura organizacional formal é feita por meio do organograma.
Benefícios de uma estrutura adequada: Identificação das tarefas necessárias; Organização das funções e responsabilidades; ... Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.
5.
A organização formal é pautada pela lógica e racionalidade, enquanto a informal está ligada à espontaneidade.
STONER (1985) define estrutura como a disposição e a inter-relação entre as partes componentes e cargos de uma empresa. ... Para o autor, a estrutura é concebida em termos da divisão e especialização do trabalho (diferenciação) e da maneira como é ordenada e controlada (integração).