São sintomas da endometriose intestinal:⠀ Dor para evacuar durante o período menstrual (sintoma mais comum); Diarreia ou constipação na menstruação; Sensação de evacuação incompleta; Sangramento pelas fezes no período menstrual (pouco comum e geralmente em casos de doença muito avançada).
Os principais riscos causados pela endometriose são: A obstrução intestinal, que pode levar à perfuração e à infecção generalizada (sepse) A obstrução urinária, que, por sua vez, pode acarretar dilatação dos rins seguida de perda de função do órgão, infecção local e eventual sepse.
A endometriose profunda corresponde à forma mais grave da endometriose, isso porque nessa situação o tecido endometrial está espalhado em uma área maior, sendo mais espesso que o normal e fazendo com o que os sintomas clássicos da endometriose sejam mais fortes, podendo ser notada cólica menstrual intensa, menstruação ...
A cirurgia para endometriose é indicada quando a mulher apresenta sintomas graves e que podem interferir diretamente na qualidade da mulher, quando o tratamento com medicamentos não é suficiente ou quando são verificadas outras alterações no endométrio ou sistema reprodutivo da mulher como um todo.
Medicamentos usados para tratar a endometriose
A cirurgia é realizada nos casos em que há risco para a saúde da paciente, retirando os focos de endometriose profunda, ou seja, nos quadros de maior intensidade da doença. Com esse método, todas as distorções provocadas nas partes do corpo pela doença são corrigidas.
Beba suco de maçã com abacaxi Uma receita saborosa para tratar a endometriose é o suco de maçã com abacaxi, mistura que tem propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir a progressão da doença, porque combatem a inflamação. Esse remédio natural deve ser utilizado durante duas semanas e depois descansar uma.
-Consumir diariamente alimentos ricos em nutrientes como frutas, verduras, legumes, alimentos integrais (arroz, massas, pães), cereais integrais (aveia, centeio, cevada), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja ou grão-de-bico), oleaginosas (nozes, castanhas, avelã);
Não existe relação entre endometriose e aumento de peso, mas, de acordo com Arlindo Brun, ginecologista e obstetra da clínica Acesso Saúde e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, a presença de células do endométrio no abdômen pode resultar em inchaço, o que pode dar a impressão de que a mulher ...
Evite café, frituras, carnes vermelhas e alimentos processados. Além de se alimentar com os alimentos recomendados acima, também é necessário fazer uma reeducação alimentar, cortando (ou ao menos diminuindo) o consumo de alimentos que agravam o quadro de endometriose.
As mulheres diagnosticadas com a doença recebem a recomendação de adotar a prática regular de atividades físicas. Há estudos que apontam a eficácia dessa atitude para a redução dos sintomas da endometriose, ajudando muito na questão da correção postural relacionada às dores pélvicas.
Atualmente, o único benefício existente pelo INSS para a endometriose profunda é o auxílio doença para casos de encaminhamento para cirurgia. Assim, diante das dores incapacitantes, e antes da realização da cirurgia, a paciente terá o direito de requerer o benefício do auxílio-doença.
Uma pesquisa mostra que essa condição, marcada por cólicas fortes, pode abalar o sexo. Mas dá para melhorar bastante a situação.
No caso do auxílio-doença após contribuir para o INSS por 12 meses o segurado passa a ter direito ao auxílio-doença. Importante lembrar que nos casos de acidente do trabalho ou doença do trabalho (doença ocupacional) o segurado não precisa cumprir este prazo de carência.