De hackear o computador da escola a construir uma empresa multibilionária, Bill Gates, juntamente com seu colega de escola, Paul Allen, criou a Microsoft como um acrônimo de Micro-Computer and Software. Hoje, a Microsoft é um gigante no negócio de computação, tecnologia de telefonia móvel, gadgets de jogos e muito mais. Vamos nos aprofundar um pouco mais para entender a história da Microsoft e sua evolução que transformou o significado dos computadores para as gerações do passado e do presente.
Não está claro por que, mas o verdadeiro sucesso estava esperando pela Microsoft 24 de agosto de 1995, quando havia o Windows 95. Os usuários aprenderam o que o “Iniciar”, e eram capazes de nomear arquivos.
Este SO é bastante memorável, ou seja, na memória das pessoas como o Windows Vista permanece sendo o pior da história da Microsoft, por ser extremamente instável, com bugs e lento.
10. Por fim, a Microsoft adquiriu mais de 190 empresas até o momento, incluindo a Nokia, que foi comprada por quase US $ 8 bilhões em 2014.
1989 marcou o lançamento do Microsoft Office, um pacote de software que, como o nome descreve, é uma coleção de programas para uso em um escritório. Ainda usado hoje, inclui um editor de texto, planilhas, e-mails, software de apresentação de negócios e muito mais.
Em segundo lugar, temos a versão de 9 de dezembro de 1987. Os gráficos e os ícones que aparecem na área de trabalho passaram por melhorias, e o usuário tem a possibilidade de usar hotkeys.
Inicialmente, o Windows oferecia apenas uma interface gráfica, funcionando unicamente em programas em modo gráfico. Desde então, este sistema operacional tem evoluído, tanto em termos de funcionalidades, design e eficiência. Até o momento, o Microsoft já conta com dezenas de atualizações, sendo as mais conhecidas: Windows 95, Windows 98, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e, mais recentemente, o Windows 11.
Equipe editorial de Conceito.de. (27 de Fevereiro de 2012). Atualizado em 1 de Dezembro de 2020. Microsoft Office - O que é, conceito e definição. Conceito.de. https://conceito.de/microsoft-office
A função do sistema operacional do Windows é facilitar o acesso do usuário ao computador. Para tanto, utiliza interfaces eficientes, atrativas e fáceis de utilizar, além de integrar softwares mais rápidos e eficazes.
O Microsoft Office é usado também em instituições de ensino em aulas de informática. Por exemplo: podem haver cursos específicos do pacote do Office ou uma escola pode oferecer um curso de informática como complementar.
Em 29 de julho de 1975, Gates usou o nome “Micro-Soft” – que havia sido ideia de Allen – em uma carta a Allen referindo-se à parceria. O nome, uma junção de “microcomputador” e “software”, foi registrado na Secretaria de Estado do Novo México em 26 de novembro de 1976.
9. O hífen no nome da empresa, Micro-Soft, foi removido após uma decisão tomada em 1981.
Mas esse programa não é voltado apenas para escritório, pois ele é usado por estudantes do ensino fundamental, médio e superior para a realização de trabalhos escolares. No Brasil, os alunos de faculdade, por exemplo, costumam fazer seu trabalho de conclusão do curso (TCC) usando esse programa de edição de textos.
Pode parecer estranho, mas o Windows XP, lançado em 25 de outubro de 2001, de acordo com a web analytics Net Applications, foi o sistema operacional Windows mais popular até 2011, quando finalmente foi superado o Windows 7.
Em agosto de 1995, a Microsoft lançou o Windows 95. Isso incluía tecnologias para conexão com a Internet, como suporte interno para rede dial-up, TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo da Internet) e o navegador Internet Explorer 1.0.
Enquanto o sistema Windows fez com que a Microsoft Company alcançasse suas grandes alturas financeiras mais do que qualquer um poderia imaginar, seu sistema operacional é o mais reconhecido globalmente.
A primeira versão do Microsoft Office foi lançada em 1989 com dois packs básicos: um formado pelo Microsoft Word, pelo Microsoft Excel e pelo Microsoft PowerPoint, e outro ao qual foram acrescentados os programas Microsoft Access e Schedule Plus.
Em primeiro lugar, temos o pioneiro na era dos sistemas operacionais Windows. Porém, onde está a produtividade quando o único intermediário entre o usuário e o computador tem o MS-DOS? Não que o MS-DOS fosse tão ruim. Simplesmente, era incompreensível e incapaz de lidar com um número grande de tarefas.
Em 2001, a Microsoft lançou sua primeira unidade de jogos, o sistema Xbox. O Xbox enfrentou forte concorrência do PlayStation da Sony e, eventualmente, a Microsoft descontinuou o Xbox original em favor de versões posteriores. Em 2005, a Microsoft lançou o console de jogos Xbox 360, que foi um sucesso.
Microsoft Office é uma suíte de aplicações (programas de computador) desenvolvida pela Microsoft Corp. (uma empresa norte-americana fundada em 1975). Trata-se de um conjunto de programas informáticos/software que realizam tarefas de escritório, isto é, que permitem automatizar e otimizar as atividades do dia-a-dia de um escritório.
Também em 1983, foi lançado o maior feito da Microsoft. O sistema operacional Microsoft Windows tinha uma nova interface gráfica de usuário e um ambiente multitarefa para computadores IBM. Posteriormente, em 1986, a empresa abriu o capital. O sucesso fez com que Gates se tornasse bilionário aos 31 anos.