Lutar é uma das atividades esportivas mais antigas. Muito antes de ser considerada como um esporte, a luta tinha o conceito básico de defesa e de ataque, no sentido de demonstrar superioridade em um confronto.
No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. Já no que se refere a aspectos afetivo e social, pode-se observar reação a determinadas atitudes, postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação.
Resposta: As lutas desenvolvem capacidades físicas importantes nos alunos, assim como as principais capacidades motoras essências para seu desenvolvimento saudável, como lateralidade, noção corporal, espacial e temporal, coordenação geral, flexibilidade e outros benefícios.
As lutas desenvolvem de maneira significativa a parte cognitiva dos alunos, assim como em outros esportes a formação de estratégias é um dos fatores que contribuem para isso, mas o fator mais importante é o número de movimentos e as formas como são efetuados que exige que aluno desenvolva sua memória e concentração.
De uma maneira mais ampla, pode-se concluir que toda Arte Marcial é uma Luta, mas nem toda Luta é uma Arte Marcial, já que várias das modalidades de Lutas se enquadram em perfis ocidentalizados, distantes dos preceitos orientais. Em um pensamento de senso comum, as lutas são vistas como sinônimos de violência.
O primeiro deles é a falta de vivência da maioria dos professores com as lutas, ou seja, são poucos os que já lutaram antes; o segundo é a preocupação com a violência que se imagina que as lutas possam gerar. ... Ou seja, você pode perceber que nenhuma delas tem a violência como finalidade.
Resposta: Elas estimulam a oxigenação do corpo, melhoram o metabolismo do nosso organismo, promovem o desenvolvimento dos músculos e do condicionamento físico, emagrecem e, com toda certeza, são responsáveis pelo bem-estar e uma considerável sensação de prazer.
Resposta: A diferença é que a briga é um ato de violência, podendo causar dano a outro ser não só fisicamente. Já a luta, é um ato de esforça-se para que seja vencido um determinado obstáculo.
Como parte da cultura humana, as lutas representam um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente importante para a Educação Física escolar, pois, qualquer que seja a modalidade de luta, exige respeito às regras, a hierarquia e a disciplina, valorizando a preservação da saúde física e mental de seus ...
As diversas lutas trazem benefícios comuns e trabalham com todas as valências físicas, como resistência, velocidade de reação, deslocamento e de movimentação dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade e ritmo.
11 Benefícios da luta como atividade física
5 benefícios de se praticar artes marciais
Benefícios - Além do emagrecimento, outros benefícios da prática das lutas são: melhora da capacidade física; aumento da força e ganho de massa muscular em membros superiores e inferiores; melhora da flexibilidade e do equilíbrio; aumento da autoestima; resiliência; motivação e disposição para as tarefas do dia a dia.
Tipos de luta e seus benefícios
Confira os principais benefícios da prática regular de exercícios e motive-se para dar início a uma atividade:
O boxe é uma modalidade democrática, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, com diferentes tipos de condicionamentos físicos, respeitos os seus limites. Tanto as crianças, como os adultos e os idosos, podem se beneficiar muito com esta prática, que pode ser adequada para cada necessidade.
Neste post, mostraremos quais são os equipamentos indispensáveis para quem vai começar a praticar boxe....Entre eles, é possível escolher entre luvas profissionais, de treinamento, bate-saco ou sparring.
O boxe melhora a função cardiorrespiratória, e coordenar a respiração com movimentos é um dos desafios do esporte. A frequência das aulas favorece o equilíbrio, o controle corporal e a coordenação motora.