Junto com a política monetária e cambial, tem como objetivo principal garantir o melhor funcionamento das tributações nacionais e manter os gastos dentro de uma margem controlável. ... Manter esse equilíbrio, então, é o que define e o que se coloca como principal objetivo da Política Fiscal.
A política fiscal Um exemplo atual da política fiscal é discussão da reforma tributária visando minimizar o massacre arrecadatório sobre a classe média e as micros e pequenas empresas, já que geram muitos empregos no país.
Com o objetivo de gerir as finanças dos governos, a política fiscal é normalmente usada para neutralizar as tendências tanto à recessão quanto à inflação. Sendo assim, a função da política fiscal é observar a produção econômica de um país e agir de forma a direcionar a economia para o rumo que se espera dela. ... Inflação.
Qual a finalidade do uso das políticas Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas pelo governo de um país? Explicação: Elevação da taxa de depósitos compulsórios limitam a capacidade dos bancos em emprestar recursos ao público, diminuindo assim o volume de crédito.
política monetária: controle da quantidade de moeda na economia; política fiscal: manter o equilíbrio entre receitas (arrecadações) e gastos públicos; política cambial: administrar as taxas de câmbio.
A política fiscal é a principal ferramenta utilizada contra a atual crise econômica brasileira porque afeta diretamente a demanda agregada (soma de consumo, investimento, gastos públicos e exportações) e o nível de produto da economia, pois o gasto público é a única variável dessa equação que é mudada com ações diretas ...
As políticas econômicas podem ser classificadas em relação a diferentes critérios. Em relação ao objetivo, podemos classificá-las entre alocativa, distributiva, estabilizadora ou expansionista. ... A política econômica estabilizadora tem o objetivo de estabilizar a economia, por exemplo, com o controle da hiperinflação.
Conjuntural, quando visa, em curto prazo, a administrar uma situação como depressão, hiperinflação ou escassez de produtos; Expansionista, quando visa à manutenção ou à aceleração de crescimento econômico.
Classicamente, defende-se que o governo pode intervir num setor da economia quando houver algo denominado falhas de mercado. Elas são em geral caracterizadas em três grandes áreas: Concorrência imperfeita: a existência de monopólios, oligopólios e cartéis. Exemplo: cartel de postos de gasolina.
Para que a política seja efetivada, o governo lança mão de uma serie de instrumentos para atingir as metas macroeconômicas. ... Emissão de moedas: mecanismo pelo qual o governo pode aumentar ou diminuir o volume de moeda na economia, de acordo com os interesses de estimular ou desestimular o consumo.
Explicação: Para que a política econômica seja efetivada, o governo lança mão de uma série de instrumentos para atingir as metas macroeconômicas. São estes: Política Fiscal, Política Monetária, Política Cambial e Comercial e Política de Rendas.
3) Quanto às principais políticas macroeconômicas, é correto afirmar que: a) a política monetária refere-se à atuação do Governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros. ... d) a política fiscal refere-se à atuação do Governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das taxas de juros.
O arcabouço jurídico possui quatro tipos de Políticas Macroeconômicas, que são: Política Fiscal: uso da receita pública e da despesa publica com a finalidade de influir nas atividades da economia do país, a fim de obter o equilíbrio, o desenvolvimento e a Justiça Social.
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. ... A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados: Não pare agora...
Variáveis da macroeconomia