A logística tem a finalidade de administrar e controlar o trâmite das compras e armazenamento de insumos/recursos com eficiência e dentro dos padrões de qualidade que os clientes exigem. Esse controle parte desde da aquisição de matérias-primas a entrega do produto acabado para o cliente final.
Em termos atuais, pode-se dizer que a Logística é a arte da preparação da produção que cuida do planejamento dos materiais, da obtenção de materiais, do planejamento da linha de produção, da alimentação da linha de produção e da distribuição dos produtos finais.
Indo um pouco mais a fundo, podemos definir a logística empresarial como o processo de planejamento, implementação e controle econômico do fluxo de produção e armazenamento de insumos, matérias-primas, estoque, produtos acabados, além da gestão estratégica das informações relacionadas às atividades executadas ao longo ...
Os recursos logísticos identificados na literatura Para Ordaz, Alcázar & Cabrera (2003), os recursos podem ser definidos como inputs ou fatores disponíveis em uma empresa através dos quais ela realiza suas atividades, envolvendo qualquer tipo de bem que viabiliza a empresa a seguir suas estratégias.
As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos e as atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem, Obtenção/Suprimento e Programação de Produtos.
A área de logística é encarregada do controle de muitas atividades, que são divididas em quatro tipos:
Num passado recente à logística não era dado a devida importância, considerada simplesmente como atividade de apoio, consumidora de recursos quando não meramente transporte, pouco se investia em tecnologia e pessoal especializado a preocupação estava direcionada a outras questões e atender essas necessidades tomavam a ...
O surgimento do termo e a história da logística. ... A Grécia Antiga é a primeira suposição do local de origem da logística. Nesta região foi onde surgiu o termo “logistikas”, que significa cálculo e raciocínio, no sentido matemático.
A palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger - alojar ou acolher. ... Na Grécia antiga, império Romano e império Bizantino, os oficiais militares com o título Logistikas eram responsáveis pelos assuntos financeiros e de distribuição de suprimentos.
Antes da década de 50 a logística era muito pouco explorada nos meios empresariais. É claro que havia gestão das atividades logísticas, mas isto ocorria de forma totalmente fragmentada, sem uma coordenação única. Atividades como transporte, produção, estoques, fornecimento, distribuição, etc.
Desde a antiguidade, os líderes militares já se utilizavam da logística para tramar guerras e prostituições. ... A princípio, a logística era feita apenas com valores agregados à venda, e aos processos de fabricação destes desde a matéria prima até o produto acabado.
Nos anos 1960, a logística tinha, principalmente, uma vertente operacional, isto é, era vista como sistemas de atividades integradas. Nos anos 1970, passou a ser caracterizada por ter uma área funcional e estratégica.
De acordo com Novaes (2001), a evolução do processo logístico, que tem seu início no período pós-guerra, em meio ao qual a logística atuou de forma segmentada, passando a seguir por um processo de integração envolvendo três níveis: rígida, flexível e estratégica.
A Logística empresarial surgiu da importância da redução de custos nas empresas e da necessidade da otimização de processos para melhor qualidade de atendimento aos clientes. ... O gerenciamento logístico pode proporcionar o aumento da eficiência, produtividade e contribuir significativamente para a redução dos custos.
Quando colocamos uma fruta no carrinho do supermercado, clicamos para comprar um livro na loja virtual ou escolhemos um carro na concessionária, estamos sendo beneficiados pela logística. Um processo que muita vezes parece “invisível”, mas está presente na vida das empresas e das pessoas.
Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de ...
Definição: A logística é a área da gestão de uma empresa, cujas atividades são voltadas para planejar o armazenamento, a circulação (terrestre, marítima e aérea) e a distribuição de produtos até o cliente final.
A logística é a área administrativa que cuida do planejamento, execução e distribuição de produtos, principalmente no que diz respeito ao transporte e armazenamento. ... Na prática, isso significa controlar o estoque adequadamente, cuidar do armazenamento e organizar o transporte para cumprir os prazos de entrega.
A logística é uma ciência que engloba o processo integrado de ações de transporte, armazenamento, embalagem, informações, manuseio de materiais e estoque. ... Existem quatro principais tipos de logística: de suprimento, de produção, de distribuição e reversa.
A partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) as empresas notaram o quanto era importante um setor de logística para facilitar os processos. ... Podemos dizer que a logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.
Processos logísticos são todas as ações realizadas dentro de uma empresa para controlar e planejar melhor a logística de um produto. Abrange desde a negociação com o fornecedor até a entrega do produto ao seu cliente final, e leva em consideração todo o fluxo de materiais e informações inclusos no processo.
Para que possam ter sucesso e buscarem a excelência, a empresa pontocom tem que se atentar aos seguintes pontos: captação de pedidos, aprovação e informação ao cliente; rastreamento dos pedidos on-line para que o seu cliente/consumidor possa acompanhar o andamento das compras; gestão de estoques confiável e eficiente; ...
As 3 principais áreas da Logística Integrada