O pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.
Terminações do pretérito perfeito do indicativo (verbos regulares)
No modo indicativo, esse tempo verbal é empregado para se referir a um fato inacabado ocorrido no passado. Por isso, ele transmite uma ideia de continuidade.
Pretérito imperfeito: tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham. Pretérito perfeito: tive, tiveste, teve, tivemos, tivestes, tiveram. Pretérito mais-que-perfeito: tivera, tiveras, tivera, tivéramos, tivéreis, tiveram.
Assim sendo, torna-se imperioso compreendermos que “tivesse” representa o pretérito imperfeito do modo subjuntivo, o qual exprime uma condição referente ao verbo “ter”; enquanto que “estivesse” pertence ao verbo “estar”.
Indicativo
ter
São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito do Indicativo.
Verbos significativos ou verbos de ação são verbos que indicam uma ação. Também podem ser chamados de verbos nocionais ou verbos plenos....Verbos significativos ou de ação
Reg. Irreg. A regra do emprego destes particípios é a seguinte: com os verbos ter e haver, emprega-se o particípio regular; com os verbos ser e estar e ainda com os verbos ficar, pemanecer, parecer e outros emprega-se o particípio irregular: (a) Ele há /tem/aceitado a tua opinião.
Serão: significado. Serão nada mais é do que a forma conjugada do verbo ser, no futuro do presente do indicativo, na terceira pessoa do plural.
'Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo. Suponhamos a seguinte frase: O João deu o bolo à Maria.
O predicativo pode ser representado por várias classes de palavras: nome, adjetivo, pronome, numeral,uma oração subordinada. Exemplos: «Os alunos estão atentos.» ... Assim, em «Aquele carro é meu», aquele carro é o sujeito, é meu, o predicado, e meu é o predicativo do sujeito selecionado pelo verbo copulativo ser.
Grata. Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo.
Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem. (Verbo de Ligação)
Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
Verbos são palavras que indicam AÇÃO, ESTADO OU FENÔMENO DA Como exemplos de verbos de ESTADO temos: SER,ESTAR, FICAR... Uma dica: os verbos de estado são os chamados verbos de ligação:SER, ESTAR, FICAR, PARECER, PERMANECER, CONTINUAR, TORNAR-SE, ENCONTRAR-SE,...