O patrimônio empresarial não é constituído somente de imóveis, veículos e instalações. Esse conceito é muito mais amplo e precisa receber a devida atenção de gestores e empreendedores. Como patrimônio, pode-se entender também as matérias-primas, produtos em estoque, móveis, máquinas e equipamentos e até mesmo patentes.
O primeiro é o Valor Patrimonial por Ação (VPA), que indica a relação entre o patrimônio líquido (PL) da empresa e o número de Ações que foram emitidas. O PL engloba todos os bens da companhia, como imóveis, maquinários, equipamentos, veículos etc. É possível verificá-lo no Balanço Patrimonial da Empresa.
P/VPA IGUAL A 1: Significa que a ação está sendo negociada pelo equivalente a seu patrimônio líquido; P/VPA INFERIOR A 1: Mercado está pagando pelas ações da empresa um preço inferior ao do seu patrimônio líquido. Cuidado: um P/VPA baixo pode estar sinalizando que estão ocorrendo sérios problemas na empresa.
VPA, ou Valor Patrimonial por Ação, corresponde ao valor do patrimônio líquido de uma empresa dividido pela sua quantidade de ações. Se uma empresa possui o valor patrimonial de R$500.
Compreendendo o índice Preço/Lucro O P/L relaciona o preço das ações com os lucros. Ele é o indicador mais popular de análise, embora esteja longe de ser o único a ser considerado. O cálculo do P/L é feito tomando o preço da ação e dividindo-o pelo LPA da empresa.
Para calcular o P/L, basta obter o valor de mercado da empresa, dividir pelo total de ações no mercado e depois dividir pelo lucro por ação (LPA). O resultado dessa equação é um múltiplo Preço/Lucro, também chamado de indicador P/L.
p/l negativo: uma empresa que detém um preço por lucro negativo pode apontar que a companhia deixou de entregar lucros efetivamente, assim, a ação com o p/l negativo pode ser interpretada pelos investidores, como uma ação sem confiança no mercado financeiro.
Em linhas gerais, ele é o resultado entre a divisão do preço da Ação pelo lucro acumulado (por Ação) pela empresa nos últimos doze meses. Desse modo, demonstra o quão dispostos os investidores estão em pagar pelo ativo em relação ao lucro que ele oferece.
Preço / Valor Patrimonial Para saber o Preço / Valor Patrimonial, divide-se o preço da ação individual pelo resultado do cálculo acima. Um P/VPA alto pode indicar que uma ação está cara. Se o resultado do indicador for baixo, pode ser uma boa oportunidade.
A relação P/L, ou Preço da Ação/LPA, é um indicador, mas não o único. O fato do P/L estar alto pode indicar uma valorização da ação pelo mercado. Por outro lado, se estiver baixo pode indicar que o mercado está desprezando esta ação por algum motivo. É interessante determinar o preço alvo também.
Quais são os melhores sites para analisar ações?
Indicadores de avaliação