Seu grande objetivo é promover o bem-estar e a eficácia de toda a comunidade escolar, a fim de melhorar o aprendizado dos alunos por meio do desenvolvimento, da revisão e da avaliação dos programas de melhoria e orçamentos escolares.
31 – O Conselho de Classe tem por finalidade: - estudar e interpretar os dados da aprendizagem, na sua relação com o trabalho do professor, na direção do processo ensino-aprendizagem, proposto pelo plano curricular; - acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados ...
Nesse sentido, as principais questões discutidas no conselho de classe são:
Quem faz parte do Conselho de Classe/Série? O Conselho é presidido pelo Diretor e integrado pelos Professores da mesma classe (Conselho de Classe) e pelos Professores de igual série, (Conselho de Série). De acordo com as Normas Regimentais, alunos também devem participar dos Conselhos.
O conselho de classe é composto essencialmente por membros da própria escola. Ainda assim, membros da comunidade escolar podem participar como convidados, sem poder decisório, ainda que estejam ali para enriquecer a discussão.
O Conselho de Classe é uma oportunidade de reunir os professores com o objetivo de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. ... Ele é um espaço democrático de construção de alternativas para o desenvolvimento da instituição de ensino e das estratégias para o atendimento aos que nela estudam.
O modelo eficiente deve contemplar como já foi dito anteriormente as seguintes questões a serem discutidas no Conselho de Classe:
Os Conselhos de classes profissionais são organizações criadas com a finalidade de regulamentar as profissões que representam. Por exemplo, o Conselho Federal de Administração (CFA) é o órgão que define as regras para o exercício da profissão de administrador.
Órgãos de classe: constituições no campo da CI, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. ... Estes órgãos são representados por diversos tipos de entidades como conselhos, associações, sindicatos e cooperativas, embora esta última possua uma peculiaridade representativa no contexto econômico.
O Conselho de Classe, como o Conselho Regional de Biblioteconomia, é o órgão representativo da classe profissional atuante no Estado e tem por finalidade fiscalizar o exercício da profissão e entre outras atividades, auxilia na promoção/ divulgação da profissão.
Conselho Regional – CFA. É a entidade consultiva, orientadora, disciplinadora e fiscalizadora do exercício da profissão de Administrador e Tecnólogo em determinada área da Administração. Desenvolve também o trabalho de apoiar, auxiliar e defender os direitos dos profissionais.
Com o início das atividades de forma regulamentada por lei em julho de 2016, o Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP) é uma instituição sem fins lucrativos que atua com o objetivo de regular e fiscalizar a atividade profissional exercida por profissionais da área da educação, visando o reconhecimento do ...
Conselho Federal de Educadores e Pedagogos | CFEP.
O Conselho Regional das Entidades de Letras (CoREL) é o segundo órgão de maior deliberação dos fóruns da executiva, o primeiro é o Encontro Regional dos Estudantes de Letras (EREL).
Crea não pode exigir inscrição de professor. Sem jamais ter prestado qualquer serviço de engenharia, uma professora titular da Universidade de São Paulo teve de passar anos lutando contra o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo para não ter de pagar anuidades atrasadas.
Para lecionar no ensino médio e técnico, basta ter graduação, ou seja, bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Para lecionar na graduação, precisa, além da própria graduação, o título de pós-graduação, MBA ou mestrado e doutorado, dependendo da universidade, e se ela é pública ou particular.
Desse modo, podem ser ofertados tanto no quinto, sexto, sétimo ou oitavo, considerando um curso com oito semestres. Estágios curriculares remunerados são oportunizados a todo acadêmico por empresas via IES.
Dentro da rede pública, a menor média salarial é das escolas municipais, que pagam R$ 3.
Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.
Agora, quem tiver licenciatura em matemática, por exemplo, poderá lecionar em física ou química, desde que faça curso de especialização. Com a mesma condição, os pedagogos estão autorizados a dar aulas de sociologia, filosofia e psicologia para alunos de ensino básico.
São considerados habilitados todos os portadores de licenciatura específica ou equivalente, a disciplina própria da licenciatura ou aquelas resultantes de seu desdobramento e que, sob denominações diversas, se referem à mesma matéria de estudo.
Como dissemos, a CAT é um documento de caráter informativo, cujo objetivo é comunicar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a ocorrência de algum acidente de trabalho.
Normalmente, as pessoas sabem que o sindicato pode emitir o CAT quando a empresa não o faz. O que poucos sabem é que o próprio trabalhador ou seus dependentes podem fazer isso! Além desses, também podem formalizar a emissão da CAT: o médico que assistiu o trabalhador acidentado ou qualquer autoridade pública.
Como emitir o CAT pela internet