A Filosofia Contemporânea inicia-se no século XIX e perdura até os dias atuais, tendo como marca principal a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais. ... Alguns estudiosos preferem classificar os pressupostos teóricos e pensamentos filosóficos produzidos no século XIX como parte da Filosofia Moderna.
A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte.
A flauta doce: a história do percurso desse instrumento na música contemporânea.
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.
Durante a Idade Moderna houve o fortalecimento das monarquias, a colonização e exploração das terras descobertas pelos europeus, sobretudo, América e África, e o desenvolvimento econômico a partir do comércio marítimo. Foi nessa fase da História do Ocidente que a burguesia comercial se consolidou na Europa.
A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.