Etanol ou álcool etílico Seu ponto de fusão é -115 °C, seu ponto de ebulição é 78,5 °C e apresenta solubilidade em água.
A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.
Resposta: As principais concentrações de álcool são o álcool 46° e o álcool 70° em gel.
Os alcoóis com concentração superior a 70%, sem a água ou com água em baixas proporções, desidratam o microrganismo sem matá-lo. É o caso, por exemplo, dos concentrados em 99,6% (absoluto) ou o 92,8%, utilizado como composição em fórmulas cosméticas ou solvente de outros produtos.
etanol
O álcool 70% possui o melhor efeito bactericida porque a água facilita a entrada do álcool na bactéria e também retarda a evaporação, permitindo maior tempo de contato.
O isopropanol é um líquido claro, incolor e volátil. fonte mais comum de exposição é o álcool isopropílico, que contém 70% –90% ou etanol.
O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim, pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula.
Caracterizado como um produto que integra a categoria dos saneantes, o álcool isopropílico 70 é um componente químico indicado para a desinfecção rápida de superfícies em clínicas médicas e hospitais, bem como na higienização de equipamentos e luvas, artigos amplamente empregados pela indústria farmacêutica.
A limpeza usando o gel ou o álcool 70% pode ser feita em aparelhos dos mais variados materiais e até mesmo se houver uma película instalada na tela, bastando tomar cuidado para que o movimento de limpeza não a levante e acabe criando bolhas.