Reprodução humana - formação dos gametas masculinos e femininos. Para compreender como ocorre a reprodução humana é preciso saber como dois importantes integrantes desse processo são formados: o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). Ambos são originados durante a gametogênese.
Alternativa “c”. O gameta masculino flagelado das plantas recebe o nome de anterozoide. Ele é encontrado em briófitas, pteridófitas e algumas gimnospermas (cicadáceas e Ginkgo).
anterozoide
d) Os anterozoides, gametas masculinos, tanto das Briófitas, quanto das Pteridófitas, são células flageladas. e) Os esporos, o gametófito e o zigoto são constituídos por células 2n ou diploides, e os anterozoides, os arquegônios e os anterídios são constituídos por células haploides.
Resposta. Pela sua capacidade de extrair minerais e oxigênio na sua fotossíntese,fazendo com que ela ganhe resistência e prolonge o seu tempo de vida.
Ou seja, diferentemente das briófitas, as pteridófitas são plantas vasculares. A presença de vasos condutores permite que a água e os nutrientes sejam transportados de maneira eficiente por longas distâncias. Esta característica permite que elas atinjam tamanhos muito maiores do que as briófitas.
Ao longo da história evolutiva da Terra, as pteridófitas foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes. Isso possibilitou um transporte mais rápido de água pelo corpo vegetal e favoreceu o surgimento de plantas de porte elevado.
Resposta. Resposta: A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. ... O protalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.
A fase do ciclo da vida das pteridófitas onde há uma maior quantidade de DNA por núcleo celular é o esporófitos, pois ele (esporófitos) é organismo vegetal diploide (2n).
Diferença: os musgos são briófitas e não possuem vasos condutores de seiva. As samambaias fazem parte das pteridófitas e elas possuem vasos condutores. (todas precisam da água para reprodução);
As samambaias possuem um sistema vascular que transporta alimento, água e minerais para as partes superiores através de raízes semelhantes a pelos. Os musgos não têm raízes verdadeiras nem um sistema vascular. Em vez disso, absorvem água e minerais do solo onde crescem.
O broto de samambaia é utilizado como alimento na forma de refogados, chá e saladas, em algumas regiões figura-se como prato típico. A planta tem sido muito estudada devido a seus efeitos tóxicos e carcinogênicos.
Quais as diferenças entre Briófitas e Pteridófitas? As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.
As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. ... As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas. Não pare agora...
Resposta: Os vasos condutores são importantes para o crescimento e desenvolvimento das pteridófitas. Explicação: Os vasos condutores servem para conduzir seiva bruta e seiva elaborada pela planta.