A Segunda Lei de Newton, também conhecida como Lei da Superposição de Forças ou como Princípio Fundamental da Dinâmica, traduzida de sua forma original, é apresentada abaixo: “A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”
A 1a Lei de Newton Essa idéia foi totalmente revirada por Galileu, que afirmou: "Na ausência de uma força, um objeto continuará se movendo em linha reta e com velocidade constante".
CASA) Não é necessário a existência de uma força resultante atuando: a) quando se passa do estado de repouso ao de movimento uniforme.
Num corpo em repouso actuam forças cuja resultante é nula. Diz-se que o corpo está em equilíbrio estático. Sempre que as duas forças têm a mesma intensidade, a força resultante é nula e o movimento continua , passando a ser rectilíneo uniforme porque a velocidade é constante.
A primeira lei de newton nos diz que um corpo em repouso continuará em repouso até que uma força resultante não nula atue sobre ele. As forças peso (P) e normal (N) se anulam, logo, a força resultante é nula. A força do empurrão é a força resultante sobre o corpo.
Uma vez que a força resultante sobre o corpo é nula, sua aceleração também será nula. Portanto, esse corpo se encontrará com velocidade constante.
De forma simplificada, pode-se dizer que se a velocidade de um objeto modifica com o tempo, ele tem aceleração. Caso a velocidade seja constante (aquela que não varia com o tempo), a aceleração do objeto é nula.
Quando a resultante das forças que atuam sobre um ponto material é nula, podemos afir corretamente que o mesmo está: a) necessariamente em repouso. ... Inclua sua resposta e ganhe pontos.
Sim. Considerando um tempo inicial em que o "objeto" esteja parado. Porém, devido à aceleração, depois de um tempo ele adquira uma velocidade. Isso irá gerar uma equação do segundo grau.
É chamado de repouso em Física uma dada situação em que um objeto demonstra a mesma velocidade vetorial em relação a um referencial. Como por exemplo, um passageiro dentro de um ônibus tem um outro passageiro ao seu lado como em repouso, pois suas velocidades e espaços não estão variando entre si.
A força que produz o mesmo efeito que todas as outras juntas chama-se resultante. a) forças de mesma direção e mesmos sentidos: A intensidade da resultante é igual à soma das intensidades das forças componentes. A direção e o sentido permanecem os mesmos.