O eletroduto rígido é normalmente mais utilizado em pisos, lajes e superfícies concretadas, pois são mais resistentes à choques externos. Também são mais difíceis de manusear do que o conduíte flexível, porém por ser mais rígido é mais resistente.
Tenha sempre dois passa fios para que no caso de o primeiro deles não conseguir atravessar o comprimento total do cano, o segundo possa ser utilizado para continuar a passagem do fio. Insira o segundo passa fio através da outra extremidade do cano e, se for preciso, gire-o para tentar agarrar o primeiro passa fio.
Uma das formas de dimensionamento dos eletrodutos segue o seguinte roteiro:
Para quantificar os materiais, utilize uma planta em escala para saber quantos metros lineares de eletrodutos e condutores serão necessários na obra. Meça diretamente os eletrodutos representados no plano horizontal e, a este valor, some a cota vertical (alturas de interruptores, ou tomadas, por exemplo).
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc. Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar. Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.
O dimensionamento da seção da fiação será realizado na seguinte ordem:
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
As tomadas do tipo TUG são de corrente máxima de 10A cerca de 1270 watts em 127V cada uma utilizando o fator de potência 1.
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
A norma estabelece que em cômodos com área igual ou inferior a 6 m² deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA e com área superior a 6 m² deve ser prevista uma carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m2, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.
O Fator de demanda é a potência utilizada dividido pela potência instalada multiplicado por 100.