EQST

Qual O Genrico?

Qual é o genérico?

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

Pode substituir medicamento similar por genérico?

O medicamento similar é intercambiável com o medicamento genérico? Não. A resolução de intercambialidade não estabelece a troca entre medicamento similar e o genérico, ou tampouco entre genérico e similar, pois não foi feito teste de bioequivalência (BQV)1 entre eles.

Quais são os medicamentos intercambiáveis?

Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.

Quando for prescrito um medicamento de referência poderá ser dispensado o próprio referência ou o genérico ou o similar intercambiável?

Caso seja prescrito um similar intercambiável, poderá ser dispensado o próprio similar intercambiável ou referência. Entretanto, se for prescrito um medicamento similar, que não seja similar equivalente, somente o medicamento similar prescrito pode ser dispensado.

Porque os medicamentos similares não são Intercambiaveis?

Se houver mais de um Genérico por Referência, todos serão intercambiáveis entre si, não sendo necessária a comprovação da equivalência terapêutica entre Genéricos de um mesmo Referência. O medicamento similar que comprovou a equivalência terapêutica com um Referência será intercambiável com ele também.

Quem é referência ou similar?

A eficácia e a segurança do medicamento de referência são comprovadas por estudos clínicos. Medicamento Similar - Contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica.

Em qual das situações abaixo o genérico poderá ser dispensado?

A Lei 9.

O que significa a palavra intercambialidade?

Intercambialidade é uma característica que avalia a possibilidade de se realizar a substituição de um medicamento utilizado pelo paciente por outro equivalente.

Em que casos Pode-se substituir medicamentos?

Caso o médico prescreva um medicamento pelo nome da marca, o farmacêutico pode substituir o produto por um genérico, desde que a troca seja anotada na prescrição médica. O genérico só pode ser desenvolvido depois que a patente do produto de marca expira.

Quais são as duas possíveis origens dos medicamentos?

Há várias maneiras de tomar medicamentos; podem ser engolidos, injectados, aplicados na pele, usados em aerosol ou inalados. A origem dos medicamentos vem do passado onde os medicamentos tiveram origem nas ervas e plantas.

O que significa a palavra fármacos?

substantivo masculino Medicamento; qualquer remédio, substância ou produto desenvolvido e preparado para fins farmacêuticos. Etimologia (origem da palavra fármaco).