Em 11 de novembro de 1918, armistício entre Alemanha e Aliados encerrava o grande conflito após quatro anos de matança.
Resposta. Apesar de que quando a primeira guerra terminou a Itália estivesse no lado vencedor e ter pegado alguns territórios ele acabou entrando em uma crise econômica que fortaleceu o facismo.
Seu fim começou no verão europeu de 1943, quando os Aliados desembarcaram na Sicília. No dia 25 de julho daquele ano, o órgão máximo do fascismo decidiu derrubar e prender o "Duce", por causa de seus fracassos militares.
Motivo da saída da Itália da Tríplice Aliança: No início da Primeira Guerra Mundial, a Itália abandonou a Tríplice Aliança e se recusou a participar do conflito por ser neutra. Contudo, em função das promessas territoriais que recebeu, a Itália entrou no conflito ao lado da Tríplice Entente.
Benito Mussolini
O Fascismo foi um sistema político nacionalista, antiliberal e antissocialista surgido na Itália, em 1919, no fim da Primeira Guerra Mundial, e que durou até 1943. Liderado por Benito Mussolini, influenciou regimes políticos em vários países da Europa, como a Alemanha e a Espanha no período entre guerras.
Fascismo é uma ideologia política ultranacionalista e autoritária caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia. ... O fascismo ganhou destaque na Europa na primeira metade do século XX.
Ideologia. O fascismo italiano foi enraizado no nacionalismo do país e pelo desejo de restaurar e expandir territórios italianos, que os fascistas consideravam necessários para uma nação afirmar sua superioridade e força, e para evitar sucumbir à decadência.
Fundado como uma associação nacionalista (Fasci di Combattimento) de veteranos da Primeira Guerra Mundial em Milão a 23 de março de 1919, o movimento fascista de Mussolini converteu-se num partido nacional (o Partido Nacional Fascista) após ter ganho 35 assentos nas eleições ao parlamento de maio de 1921.
Resposta: 1- Segundo o texto, a escolha do fascismo por Benito Mussolini foi causada pelo crescimento do número de comunistas e socialistas na Itália. 2- A base do fascismo era formada por indivíduos de classe média que tinham três pontos em comum: oposição à democracia liberal, forte nacionalismo e ódio ao comunismo.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO? De forma geral, o fascismo é um regime autoritário com concentração total do poder nas mãos do líder do governo. ... Além disso, o fascismo defende uma exaltação da coletividade nacional em detrimento das culturas de outros países.
Temos como as principais características do fascismo era o totalitarismo, a concentração total de poder nas mãos do ditador, uma grande união e coesão dos integrantes, além de a exclusão daqueles que eram contrários a ideologia pregada.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. ... O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
Principais características do Socialismo A igualdade de divisão de bens entre a sociedade; O poder centralizado no Estado – inclusive de controlar os meios de produção; A ausência de competição e lucro; A ausência de divisão de classes.
Economia planificada, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa privada. Economia de mercado, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa estatal.
Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. ... Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito: melhorar a sociedade.
6 - Quais das características abaixo podem ser atribuídas ao socialismo: 1 - Economia de mercado, propriedade privada e ditadura do proletariado. ... III - Economia planificada, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa privada. IV - Economia de mercado, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa estatal.
O socialismo real, também conhecido como socialismo realmente existente ou socialismo desenvolvido, foi uma frase de efeito ideológica popularizada durante a era Brejnev nos países do Bloco Socialista e na União Soviética. ... O conceito de socialismo real aludia a um futuro sistema socialista altamente desenvolvido.
Em uma sociedade comunista, não haveria governos estatais ou países e não haveria divisão entre classes. ... No leninismo, o socialismo é um modo de produção intermediário entre capitalismo e comunismo, quando o governo está num processo de transformar os meios de produção de privados para sociais.