Como consequências estão as diversas doenças que podem ser transmitidas aos humanos e aos animais, tais como leptospirose, amebíase, febre tifoide, diarreia, cólera e hepatites.
Quando falamos em descarte de metais pesados, não estamos nos referindo apenas aos que estão relacionados às grandes indústrias, mas também aos que estão presentes em pilhas, baterias de celular e outros equipamentos.
Quando o lixo é disposto nas vias públicas causa problemas de infraestrutura e alagamentos. Ao chegar nos rios, provoca desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida aquática, além de contaminar a água utilizada para consumo humano, tornando-a inapropriada e causando doenças.
Por isso, as empresas devem investir em programas de prevenção ao risco ambiental.
É o caso, por exemplo, dos dejetos humanos e animais que são descartados de maneira incorreta, direto no manancial e sem tratamento. Além disso, também são considerados como poluição biológica o descarte de itens contaminados com bactérias, vírus, vermes e outros organismos prejudiciais à saúde.
Conhecer os poluentes da água é importante para todas as pessoas. Isso porque, ao contrário do que alguns imaginam, nossas atitudes e nossos hábitos do dia a dia também têm um grande impacto e contribuem para a poluição dos nossos rios e mares.
A poluição faz com que os raios solares sejam bloqueados ao entrar em contato com a água e assim os animais não conseguem encontrar alimento, ficando desnutridos ou até mesmo morrendo de fome.
Além disso, na ocorrência de um acidente ambiental, a depender da geologia, hidrogeologia, bem como volume e características do contaminante, pode haver contaminação do lençol freático, gerando a necessidade de processos de remediação ambiental, a depender das características técnicas do caso, e ainda, podendo também afetar as comunidades próximas, causando danos corporais e materiais aos moradores.
Foi com esse objetivo que desenvolvemos este post, que falará sobre os principais agentes de contaminação da água. Vamos explicar sobre as fontes e os tipos de poluição existentes, bem como sobre os principais poluentes da água e como podemos contribuir para que eles não sejam eliminados nos rios, lagos e mares. Continue lendo e confira!
Isso acontece também pela infiltração do chorume no lençol freático. O chorume é o lixo em estado líquido, que penetra no solo ou corre diretamente em direção aos rios.
A infiltração de agrotóxicos no solo, o escoamento de chorume do lixo em aterros e o lançamento irregular de esgotos nos rios e córregos são exemplos de fontes não pontuais, ou seja, mais difíceis de serem controladas.
Para mais informações e dicas sobre o assunto, você pode baixar gratuitamente o E-Book “Guia de avaliação de riscos ambientais para as empresas”.
Considerado um grave problema socioambiental, a poluição hídrica ainda é um tema de crescente preocupação para as empresas atualmente, principalmente quando se fala de questões ambientais e do conceito ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução do Inglês).
Quando esse problema acontece, a água quente faz com que a quantidade de oxigênio no meio diminua, podendo causar a morte de determinadas espécies aquáticas. A temperatura alta também acelera a reação de poluentes de outra natureza que estejam presentes na água.
A poluição química, como o próprio nome sugere, acontece quando produtos químicos são lançados nas águas. Tratam-se de itens que podem ser descartados, na maioria das vezes por acidente ou tratamento inadequado dos resíduos líquidos, por indústrias, grandes propriedades agrícolas, petrolíferas, mineradoras, etc.
O necrochorume é composto pelos restos do corpo que está em processo de decomposição. A contaminação pode ocorrer através desse resíduo infiltrado pelo solo.
Principais causas: Excesso de gases tóxicos nas atividades industriais, veículos de transporte, e incineração de lixo; desmatamento; queimadas e vulcões. Poluição atmosférica tem alcances globais, já que o ar se desloca. Além de ser um estresse ambiental aos ecossistemas, prejudica a saúde humana.
A água é um recurso natural fundamental para a existência humana. Porém, sua quantidade vem diminuindo consideravelmente ao longo do tempo devido à falta de cuidados na sua preservação. Apesar de importantes avanços nos últimos tempos, com a adoção de leis e políticas de conscientização que visam coibir a poluição de rios e mares, além da modernização da produção industrial, a poluição hídrica ainda é um problema no mundo todo.
Com a maior parte das cargas transportadas pela via rodoviária é um desafio estar à frente do negócio de transportes no Brasil. A cada vazamento ou tombamento de carga, diversos impactos ambientais podem correr, englobando contaminação do solo, das águas de superfície e lençóis freáticos, entre outros.
A contaminação da água também ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mal instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas.
Por isso, é importante que a coleta seletiva seja feita de maneira adequada, com todos separando o lixo em residências e empresas. Além disso, é preciso que os resíduos sejam descartados de forma adequada, por meio dos aterros sanitários.
Geralmente a ação humana é o que compromete as fontes hídricas. De uma forma geral, existem três grandes atividades que representam um maior risco à condição da água no planeta. Elas são as atividades agrícolas, industriais e domésticas.
A exploração petrolífera em águas subterrâneas ocorre, principalmente, pelo vazamento do petróleo no mar e geram desastres ecológicos.
A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez. Má formação de feto.
Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.
Verificado por especialistas. A poluição informacional é dada pelo excesso de informações em determinado conteúdo. ... O excesso de informações pode causar um processo de desinformação dado que muitas vezes com o excesso informacional não conseguimos encontrar determinadas informações que desejamos obter rapidamente.
Poluição "INFORMACIONAL" são as diversas informações desnecessários em um site, indo além das FakeNews...
O uso de tecnologias da informação para suprir necessidades da população é o principal aspecto de uma cidade digital, característica essa que também define uma cidade informacional, combinada à aplicação destas ferramentas ao fluxo de comunicação, dados e informações da comunidade. ...
Relativo a informação (ex.: literacia informacional).
Como sabemos, sociedade informacional ou sociedade da informação é um conceito amplamente reconhecido que designa um desdobramento progressivo da estruturação tecnológica de todas as formas humanas de sociedade. ...
A Globalização Informacional é representada pelo surgimento da internet e, consequentemente, pelo avanço da informação no mundo. Com a internet, as pessoas podem se comunicar de forma rápida e prática (por meios das redes sociais online).
O capitalismo informacional corresponde ao conjunto de transformações provocadas pela revolução tecnológica sobre a dinâmica socioeconômica mundial. O capitalismo informacional é um termo criado pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, em sua obra A Sociedade em Rede, originalmente publicada no ano de 1996.
As principais características do Capitalismo Informacional são: ... Desenvolvimento acelerado do capitalismo financeiro. Especialização e qualificação da mão-de-obra. Otimização dos processos produtivos.
As principais características que marcaram a revolução técnico-cientifico-informacional foram o surgimento de tecnologias que permitissem redes de comunicação globais, uma imprensa mundial conectada, a globalização e economias de livre mercado.
O meio técnico representa a emergência do espaço mecanizado, com a introdução de objetos e sistemas que provocaram a inserção das tecnologias no meio produtivo. O meio técnico-científico-informacional corresponde à atual fase dos processos de transformação da natureza e de construção do espaço geográfico..
A Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria. Isso aconteceu após a segunda guerra mundial (1939-1945) e abrange o período que vai de 1950 e até a atualidade.
A Terceira Revolução Industrial corresponde ao período após Segunda Guerra Mundial em que o aprimoramento e os novos avanços no campo tecnológico passaram a abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo.
Resposta. Resposta: Além do desenvolvimento alcançado no setor industrial aliado ao desenvolvimento do campo científico, a Terceira Revolução Industrial mudou também as relações sociais e as relações entre o homem e o meio.
Resposta: Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria. Isso aconteceu após a segunda guerra mundial (1939-1945) e abrange o período que vai de 1950 e até a atualidade.
* Indústria 2.