De qualquer modo, a postura de Sócrates exerceu uma influência subversiva sobre os atenienses, pois ele os ensinava a questionar tudo e, além disso, muitas vezes expunha a ignorância de indivíduos com poder e autoridade. Tornou-se assim uma pessoa mal-vista.
Resposta. Sócrates defendia que a educação tem que ser apresentada para todos como uma democracia, assim ela seria um instrumento de equalização social do governo e pode ser utilizada como um método de intelectualização da população.
você sabe o que é isso que você esta dizendo?”, “você sabe o que é isso que você acredita?”, “você acha que está conhecendo realmente aquilo que acredita, aquilo que esta pensando, aquilo que esta dizendo?”, “você apenas diz, mas não sabe”, as indagações socráticas vão além de meras perguntas apenas, esta em saber ...
Para o pensador grego, só voltando-se para seu interior o homem chega à sabedoria e se realiza como pessoa. O pensamento do filósofo grego Sócrates (469-399 a.C.) marca uma reviravolta na história humana. ... A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem.
O que ele propõe é formular perguntas adequadas, isto é, um método de investigação que encaminhe o pensamento em direção à essência das coisas. Sócrates nunca vai diretamente à questão “o que é...? Antes, ele ouve. e apresenta objeções aos argumentos dos outros.
A filosofia de Sócrates era baseada no conceito da virtude, era bastante personalista, de modo que exigia que cada um agisse de acordo com a própria sabedoria e não aceitasse como verdades inquestionáveis a opinião dos outros, investigando por si só a natureza das coisas e era praticada na praça pública, a Ágora.
Suas diferenças nos aspectos filosóficos estava na busca pelas respostas, onde um lidava com a maiêutica e o outro entendia a perfeição como parte do mundo das ideias....
Verificado por especialistas. Sócrates, Platão e Aristóteles tem em comum o uso de premissas para construção de suas lógicas filosóficas. Para isso, faz-se o uso da razão para defender as teses e argumentos apresentados, o que contribui com a propagação da filosofia.
socrates, nasceu em Atenas, fundou a filosofia, um dos seus primeiro estudos foi sobre a natureza da alma humana, considerado um dos mais e inteligentes, através das palavras tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano; platão, foi um filosofo e matemático da época do período clássico da ...
O que move o ser humano são os impulsos – paixões e apetites – e para Platão, para a sociedade ser justa, a parte racional humana tem que controlar as outras duas, determinando as direções humanas.
Para Platão, esta verdade, através de Sócrates, não tem um objetivo meramente gramatical ou lingüístico. A tese de Platão visa à articulação entre a linguagem e o conhecimento: a linguagem é modalidade de formação ou articulação do próprio conhecimento.
Na filosofia da Platão, as Idéias são postuladas para serem a referência extralingüística objetiva que garantiria a significabilidade da linguagem. ... Platão, através de uma crítica à sua própria Teoria das Idéias e às concepções de linguagem defendidas pelos sofistas, reformulará, em aspectos importantes, a sua Teoria.
A linguagem é a expressão de tudo o que é, e Aristóteles a estuda onde quer que apareça, pois é só através de seu exame que a "realidade"* pode ser examinada. Aristóteles examina o suporte bioló- gico da função lingüística quando, estu- dando os diferentes sentidos e seus ór- gãos, fala da voz como um som ouvido.
Porque linguagem é Pharmakon? Pharmakon significa remédio e veneno. Você já deve ter ouvido o ditado: "A diferença entre remédio e veneno está na dose". ... Assim é a linguagem: ela pode ser usada para unir os seres humanos ou para dominar enganar, prejudicar.
A relação entre essas duas coisas é de dependência, porque se a filosofia é o ato de pensar e catalogar o que tu pensas, logo a linguagem vai ser exigida, pois como vão saber o que pensas sendo que vc não falou, se expressou?
fala egocêntrica → a sua relação genética com a fala interior. precede a fala interior. A fala egocêntrica desaparece na idade escolar, quando a fala interior começa a se desenvolver. De tudo isto, inferimos que uma se transforma na outra.