simetria radial
Considerando, por exemplo, o cnidário do gênero Obelia, é possível observar, durante o ciclo de vida, um pólipo assexuado e uma medusa sexuada. Na fase de pólipo, um novo indivíduo é formado por brotamento. Nesse caso, o pólipo dá origem a uma pequena medusa, que se desenvolve e se torna apta para a reprodução.
A água-viva e medusa são a mesma coisa. A diferença é que uma água-viva adulta recebe o nome de medusa. Por outro lado, as Caravelas são animais pertencentes ao mesmo filo dos Cnidários como as águas-vias, porém são de outra classe, portanto possuem hábitos e constituição semelhantes, porém diferentes.
Os animais sésseis são geralmente chamado de pólipos. Pólipos são animais que tem forma de tubo, com a abertura da boca no topo com tentáculos em volta e a cavidade gástrica logo em seguida. Eles se reproduzem assexuadamente podem formar uma colônia.
Os cnidários apresentam formas sésseis e móveis, que recebem a denominação de pólipos e medusas, respectivamente. Atualmente são conhecidas cerca de 10.
Tipos morfológicos. Os celenterados apresentam duas diferentes morfologias, os pólipos e as medusas. Poucas espécies deste filo ainda podem apresentar ambos os estados em períodos díspares da vida. ... Num geral, sejam medusas ou pólipos, os cnidários não possuem um sistema de circulação, digestão ou respiração.
No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).
Em sua organização corporal, os cnidários apresentam dois folhetos embrionários (diblásticos) e se trata do único filo Reino animal com esta característica. Sua simetria é radial e os espécimes possuem um compartimento digestivo interno chamado cavidade gastrovascular (gastro = estômago e vascular = relativo a vaso).
As águas-vivas são classificadas no subfilo Medusozoa, que é uma parte importante do filo Cnidaria (celenterado) ao qual também pertencem corais, caravela portuguesa, anémonas-do-mar, vespa do mar, canetas marinhas, e a gorgônia. . É bom notar que nem todas as espécies do grupo Medusozoa são consideradas águas-vivas.
Por isso se diz que a digestão nos celenterados é extracelular (na cavidade digestiva) e também intracelular (no interior da células). Não possuindo ânus, esses animais eliminam pela boca os resíduos não aproveitáveis.
Circulação simples: o sangue passa apenas uma vez pelo coração. Esse caso é observado nos peixes, em que o sangue rico em gás carbônico (venoso) sai do coração em direção às brânquias, onde é oxigenado (sangue arterial) e segue para o corpo.