Segundo Vygotsky, as relações que ocorrem entre pensamento e linguagem não podem ser apreendidas sem a compreensão da natureza psicológica da fala interior, de estrutura e processo divergente da fala exterior. ... Diferentemente, a fala exterior caracteriza-se por ser para os outros, sendo a tradução do pensamento.
precisamente, pela seleção natural. Logo, a linguagem é vista como uma peça fundamental da constituição biológica do cérebro humano. Nesse sentido, a universalidade da língua é a primeira razão para se suspeitar que a linguagem, de fato, não é um produto exclusivo do meio onde as pessoas vivem.
A teoria de David Ausubel é baseada na visão cognitivista e segundo estavisão, aprendizagem é a organização e integração de material na estrutura cognitiva do indivíduo.
Mediante estudos e explanações, podemos dizer que a teoria da assimilação de David Paul Ausubel (1989), ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.
Ausubel define este conhecimento prévio como "conceito subsunçor" ou simplesmente "subsunçor". Os subsunçores são estruturas de conhecimento específicos que podem ser mais ou menos abrangentes de acordo com a freqüência com que ocorre aprendizagem significativa em conjunto com um dado subsunçor.