Resposta. Em relação ao mito da caverna, em dias de hoje, é que nos prendemos a "correntes" , que são crenças, culturas e religiões, e não enxergamos relmente a vida, e quando nos libertarmos dessas " correntes", iremos viver de tal forma que iremos questionar a existência, a verdade e a lógica.
As sombras são distorções das imagens e os ecos são distorções sonoras. Por isso, esses elementos simbolizam as opiniões erradas e o conhecimento preconceituoso do senso comum que julgamos ser verdadeiro. A saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro.
O prisioneiro que se liberta e sai da caverna é uma pessoa que está cansada de acreditar naquilo que as pessoas dizem que é verdade e vai atrás da verdade plena. A sair da caverna essa pessoa descobre que aquilo que ele era habituado a ter como verdade era uma grande mentira.
A luz do Sol é o símbolo do conhecimento e da força criadora. Os povos da Antiguidade milenar cultuavam o deus Sol e seu poder doador de vida, calor e energia.
A luz visível é uma pequena porção ou faixa de radiação, limitada de um lado pelos infravermelhos (que proporcionam o calor) e do outro pelos ultravioletas (que proporcionam o bronzeado).
É possível gerar energia solar através da luz emitida pelo Sol, por meio de painéis fotovoltaicos (painéis solares) os quais ficam expostos recebendo a radiação solar que é convertida em energia elétrica.
Basicamente, existem duas maneiras como a energia solar pode ser aproveitada para levar economia aos consumidores: através da geração da própria energia por meio da tecnologia fotovoltaica e por meio da energia solar térmica que evita o uso do chuveiro elétrico.