Caso o produtor opte pelo plantio em covas, semear 2 a 3 sementes/cova e usar 0,40m entre covas e 0,90m entre linhas, deixando 2 plantas/cova após a germinação.
Sua aplicação deve ser feita no sulco de plantio ou em cobertura a lanço em pré-plantio. É importante esse nutriente estar disponível desde os primeiros estádios de desenvolvimento do milho, portanto, a aplicação deve ser feita em pré-plantio ou pós-plantio cedo.
Além da quantidade provinda da FBN não suprir a demanda da planta, essa quantidade N fixado só passa a ser considerável a partir de 35 a 40 dias após a emergência (DAE), requerendo, desta maneira, adubação nitrogenada. Assim, é muito comum ocorrer a aplicação de fertilizantes nitrogenados, como é o caso da ureia.
Resumo: A ureia é o fertilizante nitrogenado mais utilizado, contudo apresenta altas perdas de NH 3 pelo processo de volatilização. A fertilização com ureia no momento da semeadura pode comprometer a germinação, e, por conseguinte a população final da lavoura.
O ideal é sempre aplicar a ureia antes da chuva, sempre em local seco e somente depois regar. É importante destacar que a utilização da ureia em cima de folhas molhadas pode fazer com que o grão grude na folha e cause queimaduras irreversíveis na planta.
1) No período das chuvas, em sistemas intensivos de produção com manejo rotacionado de pastagens, pode-se recomendar a uréia, que é uma fonte de N eficiente e economicamente viável. 2) As doses mais adequadas de uréia situam-se entre 50 e 100 kg/ha de N por aplicação, após cada corte, no período das chuvas.
As doses em cobertura de ureia por parcela por planta foram previamente diluídas em água pura, aplicando-se 10ml da solução, lateralmente a cada planta. O preparo do solo constou de aração, gradagem e levantamento dos canteiros a 0,20m de altura.
Para a alface Com uma medida simples e de baixo custo, é possível minimizar as perdas de N por volatilização de amônia e obter crescimento mais rápido das folhas de alface por meio de adubações foliares à base de ureia.
O ideal é que haja de 30 a 40 centímetros entre elas. Após 15 dias, é preciso fazer uma adubação de cobertura, para ajudar no crescimento, usando-se adubo 25-15, ou equivalente disponível; 40 dias depois, para finalizar a cabeça (no caso da alface americana), pode-se fazer uso de um fertilizante 14-128.
Mantenha as mudas sempre úmidas, pois elas se desidratam muito rápido. Irrigue diariamente. O pé de alface não tolera encharcamento, portanto cuidado para não molhar demais. Para ajudar na retenção de água no solo, cubra todo o canteiro com cobertura morta, palhada, folhas secas, aparas de grama etc.
130 dias
6 dias
A alface é colhida aproximadamente 8 a 18 semanas após a semeadura.
Colha as folhas internas quando chegarem a 10 cm. Fique de olho nas folhas internas da cabeça de alface e dê um tempo para que elas continuem crescendo. Quando se abrirem e amadurecerem, elas estarão prontas para serem colhidas.
Este custo equivale a R$ 0,28/planta, para a produção mensal de 30.
Calendário da Horta de A a F
lua nova
verão
Setembro é um mês incrível para semear! É a época do início da primavera e também um dos momentos com mais possibilidades de hortaliças em época de plantio. Essa informação você encontra aqui e também no verso das embalagens das suas sementes!
Plantar durante o inverno em regiões frias não é bom para a planta, principalmente enquanto ela estiver tentando se desenvolver. Assim como plantar durante o verão em regiões muito quentes também não é indicado. Em locais de clima frio, o verão pode ser uma boa aposta para o plantio.