Dentre as que o diagnóstico é possível geralmente encontram-se alterações musculoesqueléticas como: processo degenerativo das pequenas articulações posteriores, provocando irritação das raízes lombares; acentuação da lordose por aumento da curvatura da coluna; da fraqueza na musculatura abdominal que acarreta maior ...
Infecções, inflamação, sedentarismo, erro postural, obesidade, osteoporose, lesões causadas por esportes, traumas, estiramento muscular, hérnia de disco, artrose e artrite são apenas alguns dos muitos fatores que podem desencadear a dor.
A dor no final da coluna, também chamada de lombalgia, normalmente não é grave, podendo ser resultado de má postura ou esforços repetitivos, por exemplo, sendo facilmente solucionada com repouso e leve massagem no local da dor.
O que pode ser dor no cóccix? Quando o paciente apresenta dor na região final da coluna, é possível que o cóccix seja o responsável pelo quadro. As principais causas de dor no cóccix são inflamação, instabilidade e sequelas de fraturas ou traumas da região coccígea. São raros os casos de infecção ou tumores do cóccix.
O cóccix é um osso multissegmentado, localizado no final da coluna lombar, abaixo do sacro. É um osso relativamente pequeno, onde encontram-se fundidas o que seriam as quatro últimas vértebras.
1. O que é lombalgia? É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas", "dor nos rins" ou "dor nos quartos".
Localizada na parte inferior da coluna, a região lombar é formada por vértebras (os ossos que compõem a coluna) que conectam o tórax, a cintura e as pernas.