O texto da resposta do Chefe Seattle, distribuído pela ONU (Programa para o Meio Ambiente), tem sido considerado através dos tempos, um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos a respeito da defesa do meio ambiente.” ...
Compara por exemplo, com o céu e o calor da terra, fatores que não podem ser comercializados. O cacique afirma que toda terra, assim como toda areia, folha das árvores, brilho do céu e fatores da natureza são inerentes ao povo em geral, sendo sagrada e muito valiosa, dependendo do cuidado mútuo das pessoas.
Cacique e suas funções Cacique é um termo que os portugueses e espanhóis usaram na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) para fazer referência aos chefes indígenas das tribos da América.
Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos. Isto sabemos: a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. ... O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra.
“O Grande Chefe de Washington mandou dizer que deseja comprar nossa terra. O Grande Chefe assegurou-nos, também, de sua amizade e benevolência. Isto é gentil de sua parte, pois bem sabemos que ele não precisa de nossa amizade.
Cacique – Wikipédia, a enciclopédia livre.
As tribos Indígenas geralmente divide as autoridades em 4 partes principais que são: Os Caciques: Responsáveis pelas decisões externas e internas. Os Vice-cacique ou Liderança: Responsáveis pelos Projetos e Transferências. O Capitão: Responsável pela manutenção da ordem.
Os chefes indígenas do passado eram caracterizados como líderes de sociedades pré-estatais, de modo que não havia diferença social entre estas pessoas e aqueles por eles "governados", de modo que todos trabalhavam nas mesmas funções, cabendo aos chefes apenas o papel de liderar, temporariamente, em situações de crise.
Explicação: eram formadas por indivíduos cujas aldeias ocupavam uma área contígua, falavam a mesma língua, tinham os mesmos costumes e possuíam um sentimento de unidade. Não existia uma autoridade central na tribo.
Pai da tribo tem respeito de todos Quando o pajé fala, todos devem ouvir e obedecer. Na hierarquia indígena abaixo dele segue o cacique definido como o "caçador", a pessoa que "corre atrás dos direitos relacionados aos índios". Depois vem o "capitão" que vive na tribo e trata das questões ligadas à natureza.
O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Tribo indígena é uma forma de organização social e cultural. Os índios brasileiros se organizam em tribos, sendo que cada índio possui uma função dentro desta organização. Homens são responsáveis pela caça e guerra, mulheres pela comida e agricultura e as crianças brincam e aprendem.
Na escolha do cacique, considera-se a tradição, a hereditariedade (descendência patrilinear), a experiência e o prestigio conquistado pela família, bem como a participação histórica desta nas lideranças do grupo.
Ficaram conhecidos como índios cavaleiros que além de cavalgar se aperfeiçoaram na caça. ... Saqueavam outras aldeias principalmente as dos Guaranis e tribos dos territórios dos espanhóis que se dedicavam à agricultura. Tinham também o ato de escravizar quem não era ao seu favor.
Um pajé é escolhido ainda criança e, a partir daí, terá uma vida de sacrifícios. "Antes, os jovens faziam fila e agora a gente tem que ficar incentivando a garotada", afirma Munduruku, com jeito de homem branco. ... Desses estudantes, apenas um será escolhido como o homem sábio da tribo.
pajé também possui a função de curandeiro dentro da tribo, pois conhece diversos rituais e também o poder de cura de ervas e plantas. Possui também a função de líder espiritual da tribo. ... Os indígenas acreditam que o pajé possui a capacidade de entrar em contato direto com os deuses.
No contexto indígena brasileiro, o pajé corresponde à imagem do xamã. Proveniente do tupi, esta palavra substituiu no nosso idioma a expressão 'xamã'. Mas as práticas são as mesmas, com algumas variações culturais. Este sacerdote conhece profundamente a essência humana, seja no seu aspecto orgânico, quanto no psíquico.
Xamã (do tungus siberiano "aquele que enxerga no escuro") é um portador de função religiosa, um sacerdote do xamanismo, que podem acessar outras dimensões, através de um estado extático e fazer contato com aliados (animais, vegetais, minerais) e espíritos ancestrais.
Xamã (shaman em inglês) é um sacerdote tradicional do xamanismo que possui contato com o mundo dos espíritos, demonstrando particular capacidade de profecia ou cura. Mago, feiticeiro, curandeiro, bruxo, pajé e médico são outros nomes correspondentes. ... Nas tribos indígenas brasileiras o pajé é o xamã da sua tribo.
O xamanismo é uma crença espiritual/religiosa que busca a força interior e o reencontro dessa com os ensinamentos da natureza. ... O sacerdote dessa crença, ou seja, a pessoa responsável pela manifestação de poderes sobrenaturais da natureza é o xamã.
Mais antigo, o xamanismo foi sobreposto por grandes religiões tais como o budismo, o confucionismo, o taoísmo, o cristianismo e o islamismo. Algo análogo ao que ocorre no Brasil, quando os xamanismos indígenas passam a se defrontar com o credo católico ou protestante.
Esse era o domínio do xamã, figura tribal que exercia múltiplas funções – de sacerdote e curandeiro, pesquisador do poder de cura das plantas, a músico e poeta, narrador e guardião dos mitos e histórias do seu povo.
A dança da onça é uma representação do jovem índio que se tornou um bravo caçador e matou a onça com as próprias mãos. O dançarino, que representa alma da onça, é coberto com pele desse animal e máscara de franjas de palmeira que disfarçam seus pés e mãos.