Os rins são dois órgãos em formato de feijão e os principais responsáveis pela excreção do corpo. Eles são encarregados de eliminar o excesso de água e substâncias tóxicas do organismo, como a uréia e o ácido úrico, que em altas concentrações podem matar as células.
Depende de quantos copos d'água você toma. O trabalho dos rins é filtrar o sangue, produzindo a urina. Os rins filtram pouco mais de 100 ml de sangue por minuto. Se houver água de sobra, o rim tira mais água de circulação, você fica apertado mais rápido e o líquido sai mais diluído.
Os rins podem receber 1,2 litros de sangue por minuto, portanto, pode-se dizer que eles filtram todo o sangue de uma pessoa cerca de 12 vezes por hora.
Se os rins não conseguem filtrar as toxinas do sangue, para serem eliminadas pela urina, os resíduos acabam ficando retidos nos tecidos e isso provoca coceiras e, algumas vezes, até formigamentos.
Resposta. em questão de segundos o sangue percorre todo o corpo, então, ele passa frequentemente pelos rins para serem filtrados, não que seja sempre sangue diferente, mas o mesmo sangue passa circula varias vezes pelo corpo, e consequentemente tambem pelos rins.
E todos os dias, os dois rins juntos, filtram entre 120 a 150 litros de sangue para produzir cerca de um a 2 litros de urina. Isso, porque, uma das funções dos rins é filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico.
Estima-se que em cada rim existem aproximadamente um milhão de nefrónios. Todo o nosso sangue, cerca de 5-6 litros, passa pelos rins cerca de 150 vezes por dia.
O QUE OS RINS FAZEM? Filtrar o sangue do corpo todo e tirar: Excesso de água e sais minerais; Substâncias tóxicas; Substâncias que o corpo não precisa mais.
Através da secreção de hormônios, os rins ajudam a regular outras funções importantes, como a produção de glóbulos vermelhos e o crescimento e manutenção dos ossos. Os rins produzem um hormônio denominado eritropoietina, que estimula a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea.
Um estreitamento gradual de uma ou ambas artérias renais pode causar pressão arterial alta ou a piora de uma hipertensão anteriormente controlada. A pressão arterial pode permanecer alta apesar do tratamento com medicamentos anti-hipertensivos.
Os rins podem regular a pressão arterial pelo aumento ou pela diminuição do volume sanguíneo. Essa regulação é por meio de um mecanismo hormonal, chamado sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Doenças nos rins: conheça as principais e por que elas acontecem
Doenças que afetam os rins