os tecidos servem pra estruturar o nosso corpo, sendo assim de fundamental importância para formação e sobrevivência dos seres vivos.
Dessa forma, estes espaços permitem que elementos de nutrição e do sangue cheguem às células ósseas, para que possam realizar seus processos de produção de energia, ao mesmo tempo em que nutrem a matriz óssea, possibilitando o equilíbrio entre a degradação e a reabsorção óssea no organismo.
Espaço muito fino que se forma entre as células do fígado e entre as células dos ossos. No fígado, os canalículos biliares permitem a passagem da bílis até aos tubos biliares. Nos ossos, os canalículos ósseos ligam as lacunas ósseas, onde se encontram as células ósseas.
Osteóide é a matriz óssea formada a partir de osteoblastos ativos e que ainda não foi calcificada. Osteoclastos são grandes células móveis que possuem vários núcleos e extensas ramificações, formados pela fusão de macrófagos estão envolvidos no processo de reabsorção e remodelagem do tecido ósseo.
O disco epifisário tem regiões denominadas zonas: de reserva, proliferativa, hipertrófica e de invasão vascular. A zona de reserva é formada por cartilagem hialina sem produção de matriz ou proliferação celular; também é a zona mais distante da diáfise.
Os íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio. Mas se encontra também: bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato.