Integra as instâncias de participação das escolas, como comitês escola-comunidade, conselhos escolares, comissões de trabalho, etc. Atua como protagonista de processos educativos, compartilhando seus saberes, apoiando os professores na condução de atividades, relacionando os conteúdos acadêmicos com a cultura local.
A comunidade escolar é formada por professores e profissionais que atuam na escola, por alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e por pais e/ou responsáveis dos alunos.
Uma comunidade escolar ativa permite um maior planejamento das atividades, de acordo com o perfil dos alunos, fazendo com que o aprendizado seja satisfatório e traga resultados. ... Os alunos se tornarão pessoas mais ativas, com a vontade de aprender e a questionar o mundo ao seu redor.
A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. A importância de aprender para si mesmo é compartilhar os conhecimentos com os outros.
Em 2001, um estudo com 118 pessoas de diferentes origens sociais e étnicas definiu comunidade como "um grupo de pessoas com características diversas unidas por vínculos sociais, que compartilham perspectivas comuns e se engajam em ações conjuntas em localidades ou ambientes geográficos".
A escola é importante para a comunidade escolar, já que é nela que muitas crianças tem contato com as primeiras letras, números e socialização com outras crianças também. Além disso, a escola não atua somente no ensino, pois muitas oferecem ajuda para famílias de baixa renda.
O Projeto Político Pedagógico, também chamado de PPP, é considerado por profissionais da educação como o principal documento da escola. Sua função é orientar as intencionalidades educativas das instituições de ensino de acordo com as necessidades e expectativas da comunidade onde estão inseridas.