Muitos diminuem a importância da motivação dentro das organizações, porém ela é um elemento fundamental para a produtividade e eficiência de uma equipe. Sem ter funcionários motivados, sua empresa estará deixando escorrer pelo ralo o potencial de seus talentos e, consequentemente, irá perder espaço no mercado.
Todo mundo quer saber que seus esforços estão indo em direção a algo. Qual é o próximo passo? Como é o sucesso da empresa? Um destino ajuda a motivar a jornada, portanto, certifique-se de que a visão para a empresa seja clara.
Colaboradores motivados e engajados afetam positivamente a cultura organizacional da empresa, pois influenciam seus colegas a adotarem um comportamento mais aplicado, dedicado e diligente.
Sabe quando o trabalho se torna uma atividade estressante e desmotivadora porque parece que não sobra tempo para mais nada? De acordo com Nigel Marsh, mudar essa realidade só depende de nós!
Por isso, esteja sempre atento ao mercado, estabeleça um plano de cargos e salários e forneça bônus pelo alcance metas e resultados. E é claro, não esqueça de aplicar o salário emocional em conjunto com o retorno financeiro.
Motivação é uma das palavras mais faladas em nosso dia a dia. Todos querem se sentir mais motivados e cheios de energia para conquistar suas metas e sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais.
Colaboradores motivados têm o sentimento em comum de trabalhar pela empresa, o que facilita as relações no desenvolvimento do trabalho em equipe. Melhorando o relacionamento interpessoal dentro da organização.
A motivação no trabalho é o sentimento que move o colaborador em suas ações no ambiente de trabalho e está relacionada à sua vontade de se manter no emprego. Ela engloba o desejo de alcançar os objetivos estipulados e trazer bons resultados.
Como vimos, a motivação no trabalho deve ser uma prioridade para a organização, já que ela é fundamental para mais produtividade e melhores resultados. No entanto, para determinar o plano de ação, é importante entender quais as necessidades dos colaboradores para que os investimentos supram as expectativas.
Portanto, é indispensável que as metas sejam, ao mesmo tempo, desafiadoras e atingíveis para fornecer a dose certa de motivação. Isso significa que elas devem ser definidas com coerência, bom senso e de forma estratégica.
Martin Luther King Jr. costumava dizer que: "se você é um varredor de ruas, deve querer ser o melhor varredor de ruas do mundo". O ato de gostar é muito instável, quantas vezes você gostou de algo e deixou de gostar, ou vice-versa?
Já se sentiu desanimado no trabalho? Como se estivesse se arrastando pelos seus dias só para cumprir a rotina? Bem, acredito que todos nós já perdemos a motivação no trabalho em algum momento. Muitas vezes, isso afeta diretamente a nossa produtividade.
Talvez este seja o benefício mais óbvio para a empresa: um funcionário motivado produzirá mais, o que trará melhores resultados. No entanto, o que pouco se comenta é que trabalhar produtivamente também influencia positivamente a experiência do funcionário, pois promove nele maior satisfação no trabalho.
Por exemplo, é o seu trabalho que te desmotiva? Ele não acrescenta em nada nos seus propósitos de vida? Então, é uma boa trocar de atuação profissional. Que tal criar um produto digital e começar a dar aulas?
A quantidade grande de tarefas aliada ao desânimo gera essa sensação de que nunca sabemos exatamente no que estamos trabalhando, e que nunca conseguimos terminar uma tarefa.
E, para te ajudar a entender melhor como está sendo o desenvolvimento dos colaboradores da empresa, não deixe de baixar nossa planilha gratuita de Avaliação de Desempenho por Competências!
Assim quanto mais um funcionário estiver motivado, mais ele apresentará um desempenho melhor em suas funções e aumentará sua produtividade, influenciando diretamente nos resultados da empresa.
Contudo, isso pode ser reforçado, como já citamos, com práticas de reconhecimento e com um bom clima organizacional, que é fortalecido com relações respeitosas e colaborativas.
Agora, se a sua falta de motivação vem de uma rotina mecânica, em que, pouco a pouco, você vai se esquecendo dos verdadeiros propósitos, que tal experimentar o Shuffle My Life? O nome já mostra o intuito: embaralhar sua vida!
Você sabia que metas irreais e inalcançáveis, além de excesso de cobranças são alguns dos fatores que levam à desmotivação no trabalho? O ideal é que a gestão de metas seja feita com base em objetivos desafiadores, mas que sejam possíveis de serem atingidos.
Para esse teórico existem três níveis de necessidades: existência, relacionamento e crescimento (ERC), que combinam os cinco níveis propostos por Maslow. Na base de sua pirâmide trifásica, as necessidades de existência são compreendidas como aquelas correspondentes às fisiológicas e de segurança.
Numa reação à famosa Hierarquia de Necessidades de Maslow, Clayton Paul Alderfer (1940), psicólogo norte-americano formado na Universidade de Yale e criador desta Teoria condensou as cinco necessidades humanas de Maslow em apenas três categorias: Existência, Relação e Crescimento (growth em inglês).
Como criar uma carta de motivação? A carta de motivação deve ter uma página, no máximo. No texto, você deve se apresentar, resumir seu histórico e dizer por que tem interesse na vaga ou na organização a que está se candidatando.
Passos para uma carta de apresentação eficaz
“Gostaria de fazer parte da equipe de funcionários da empresa, tendo o objetivo de crescer profissionalmente e de maneira produtiva, além de contribuir para o desenvolvimento da organização como um todo.” “Procuro novos desafios profissionais e uma efetivação no mercado.
Exemplo: Sou um profissional com MBA em (nome do curso) pela FGV, inglês fluente e destacada experiência de 12 anos na área Financeira, atuando na… (Cite suas principais realizações na área). Busco novos desafios e acredito que sua empresa possa ter interesse em minhas qualificações.
Uma boa carta de apresentação deve começar com sua apresentação pessoal. Em seguida, ela deve apresentar suas características profissionais e pessoais, de forma que chame a atenção do recrutador. Ao final, lembre-se de colocar seu nome, telefone para contato e um endereço de e-mail.
Faça uma carta de apresentação profissional em 5 passos simples:
Como escrever uma carta de recomendação?
A carta de apresentação é um documento, complementar ao currículo, onde você deve apresentar suas principais características e qualidades. ... Ou seja, diante de uma pilha de currículos, sejam impressos ou online, a carta de apresentação pode ser um diferencial.
Estrutura da carta argumentativa