Gralha Azul auxilia na dispersão das araucárias no Rio Grande do Sul | Nossa Terra 2012 | G1. Ave é comumente vista em ambientes florestais e se alimenta de pinhões. RS tem 661 espécies de aves; cerca de 130 estão ameaçadas de extinção.
A gralha-azul, ave simbolo do Paraná, coleta os pinhoes liberados pela araucária e as enterra em diversos locais para come-las depois. ... Assim as gralhas-azuis são essenciais para a dispersão de sementes das araucárias.
Reprodução da gralha-azul Estes são feitos no alto das árvores, principalmente na coroa central da Araucária. O ninho é confeccionado de gravetos, fica com cerca de 50 centímetros de diâmetro e tem a forma de xícara. A fêmea de gralha-azul põe em média 4 ovos pequenos e de cor azul com branco.
A gralha-azul, ave símbolo do Paraná, coleta os pinhões liberados pela araucária e as enterra em diversos locais para comê-los depois. As araucárias e os pinheiros são gimnospermas, plantas que não produzem frutos.
Resposta. Por meio de pássaros que se alimentam da poupas dessas sementes . São os animais frugívoros - aves, mamíferos e peixes - que comem a polpa dos frutos, engolem as sementes e devolvem-nas à terra por meio das fezes.
As Araucárias fêmeas florescem o ano inteiro, os machos florescem entre os meses de agosto e janeiro. ... A reprodução ocorre de forma que o vento transporte o pólen das plantas masculinas até as plantas femininas. Esse tipo de polinização é chamado de anemófila.
É uma tecnologia de enxertia desenvolvida pela Embrapa Florestas em parceira com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) em que as árvores começam a produzir pinhão em menos tempo. Normalmente, uma araucária começa a produzir pinhão com 12 a 15 anos de idade. Com esta técnica, começa a produzir com 6 a 8 anos.
Araucaria angustifolia: descrição botânica. Dentre todas as espécies vegetais da Floresta Ombrófila Mista, a Araucaria angustifolia (Bertol.) ... É conhecida popularmente no Brasil como pinheiro-brasileiro, pinheiro-nacional, pinheiro-do-paraná, pinho ou araucária. Em tupi-guarani, é chamada de curi ou curiy.
Cássia: Significa “fragrância”, “perfume” ou “vazia”. Cássia é um nome feminino, que provavelmente se originou a partir do termo hebraico Kiddah ou qetziáh, nome de uma madeira aromática utilizada na composição de perfumes, daí vem o significado de “fragrância” ou “perfume”.
Arau-gigante ou alca-gigante (nome científico: Pinguinus impennis) é uma espécie extinta de ave da família dos alcídeos que vivia no Atlântico Norte. ... O arau-gigante media até 85 cm de altura e pesava cerca de 5 kg. Seu dorso era preto, enquanto que a parte ventral tinha cor branca.
Sua reprodução se dá por sementes. A reprodução vegetativa espontânea não foi registrada entre os pinheiros-do-paraná, mas a enxertia é possível.
Todos dão o pinhão, semente de um fruto de nome ouriço ou pinha, pela sua forma, que contém de 100 até 180 pinhões, mas uma parte destes é chocha, sem semente. O ouriço pesa de 2 a 4 kg, pode cair ou abrir na planta, derrubando os pinhões, que são coletados no chão.
4.
Considerado por muitos como fruta, o pinhão é na verdade a semente da araucária, árvore que simboliza o Paraná ... "Isso acontece porque antes desse período as sementes das araucárias (pinheiro brasileiro) ainda não estão maduras e também não caíram do pé de forma natural.
Ele se desenvolve no interior da pinha, que é a flor do pinheiro. Em nossa região podem ser encontrados vários tipos de pinhão: o Caiano, o Amendoim, o Branco, o Roxo e o Pinhão Farinha.
Pinha é o estróbilo do Pinheiro, ou seja, a estrutura reprodutiva, que pode ser feminina ou masculina. Pinhão é a semente, muito utilizada na alimentação.
Por ser rico em fibras, o consumo de pinhão pode trazer diversos benefícios, como prevenir doenças intestinais. O pinhão é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio.
Puro como aperitivo não gostei muito, tem sabor de castanha obviamente, mas não sei porque me lembra um pouco o sabor do milho, que não gosto. Mas fiz um frango e uma farofa muito saborosos, receitas em breve!
Nos meses de maio e junho, no tardar do outono do hemisfério sul, as pinhas estouram' ao sol do meio-dia, possivelmente como reflexo da dilatação após a manhã fria. Com o estouro estes pinhões espalham-se num raio de aproximadamente cinqüenta metros a partir da planta mãe.