Dessa forma, o não-granuloso, também conhecido como retículo liso, tem a função de síntese de lipídeos e esteróides, além da eliminação de substâncias tóxicas ao organismo, principalmente em se tratando das células hepáticas.
O retículo endoplasmático é um conjunto de membranas que têm função de síntese e transporte de várias substâncias. Há dois tipos de retículo endoplasmático: rugoso ou granular, e liso ou agranular.
A principal diferença entre a estrutura do retículo endoplásmatico granuloso ou rugoso e a do retículo endoplasmático não granuloso, envolve o fato de que o tipo granuloso ou rugoso apresenta aderido a sua estrutura externa alguns ribossomos e sua funcionalidade está relacionada diretamente com a produção de proteínas ...
Funções do retículo endoplasmático liso e rugoso - Atuam na produção de lipídios; - Auxiliam no processo de desintoxicação do organismo; - Armazenam e produzem substâncias; - Atuam no processo de transporte de substâncias para as células.
A mitocôndria é comumente reconhecida pela sua capacidade de produção energética (ATP) em uma célula eucariótica, mas essa organela também apresenta um papel essencial em diversas outras funções vitais para a célula, como a sinalização celular a partir da produção de espécies reativas de oxigênio (HAMANAKA; CHANDEL, ...
As mitocôndrias têm como função primária a geração de energia na forma da molécula adenosina trifosfato (ATP).
Parede Celular dos Fungos: formada por quitina, e nalguns casos, por celulose, a parede celular dos fungos protege esses organizamos contra os invasores. Parede Celular Bacteriana: formada por peptidoglicano (açúcares ligados a aminoácidos), a parede celular bacteriana é classificada em Gram Positiva e Gram Negativa.
Bactérias são seres procariontes (não possuem carioteca), não apresentam parede celular em suas células, e se reproduzem de forma assexuada. Já os fungos, são seres eucariontes (apresentam membrana nuclear ou carioteca), possuem parede celular formada de quitina, e se reproduzem de forma sexuada.