O Market Share representa a participação de vendas, medida em porcentagem, que uma empresa possui de mercado dentro de sua indústria de atuação. ... Esse indicador de mercado costuma ser muito acompanhado e serve como uma boa base para demonstrar o grau de competitividade da empresa em seu setor de atuação.
O cálculo do Market Share é baseado nas vendas totais daquele segmento. A empresa interessada em conhecer sua fatia de mercado considera suas vendas em um determinado período e as divide pelas vendas totais, ou seja, da própria empresa e de todas as outras concorrentes, e no mesmo espaço de tempo.
Descubra 5 passos para aumentar o market share da sua empresa
Para descobrir o seu market share basta dividir o volume de suas vendas pelo volume de vendas total do mercado, seja em valores monetários ou em quantidades.
Para dimensionar o tamanho do mercado em que sua empresa está inserida serão necessárias três informações.
Para dimensionar o seu mercado, é necessário se familiarizar com três novas siglas: TAM, SAM e SOM. TAM (Total Available Market): entendido como o mercado total endereçável ou mercado total disponível (potencial). Considera a somatória das receitas geradas por todos os players do segmento.
SAM (Serviceable Available Market ou Mercado Endereçável) É a parte do TAM que está no seu alcance geográfico. Ou seja, é a fatia que sua empresa realmente tem potencial para atingir nos próximos anos, considerando a regionalização, especificidades do seu produto e o crescimento do próprio mercado.
Existem duas formas de calcular. São elas top-down e bottom-up. E essa diferença não é se vai do TAM para o SOM ou do SOM para o TAM. Nada a ver, pois você sempre parte do SOM, depois SAM para depois o TAM.
A sigla TAM quer dizer Total Available Market, ou na tradução, Mercado Total. É aqui que você consegue saber se o seu consumidor em potencial realmente acredita que seu produto ou serviço é uma demanda. Além disso, essa parte da metodologia fala bastante sobre o começo, a parte mais abrangente do negócio.
A frota da LATAM Airlines Brasil é composta por 332 aeronaves da Airbus e Boeing, das quais os modelos Airbus A319, Airbus A320, Airbus A320neo e Airbus A321 são usados nas rotas domésticas, enquanto o Boeing 767, Boeing 777 e o Airbus A350 nas rotas internacionais.
Compromisso, agilidade e confiabilidade: os três pilares da nova estratégia da LATAM Cargo. A LATAM Cargo, nova marca que reúne as afiliadas de carga do Grupo LATAM Airlines, revelou sua nova estratégia comercial baseada nos pilares de compromisso, agilidade e confiabilidade.
TAM
Entre todas as companhias aéreas brasileiras, a GOL, a LATAM, a Azul e a Avianca são as principais empresas de avião que atuam no país.
O Brasil tem atualmente apenas três grandes companhias aéreas em atividade: Gol, Latam e Azul.
As dez melhores companhias aéreas de 2019
Azul Linhas Aéreas