É trabalhando que as pessoas interferem na realidade ao seu redor, produzem alimentos, erguem cidades, geram riquezas. O trabalho é fator de transformação. ... A educação pelo trabalho, por fim, é fator de preservação da cultura das organizações, que é o mais valioso dentre os ativos intangíveis.
É uma maneira específica de organizar a vida social das crianças e dos jovens, com vistas a proporcionar formas específicas de conhecimento por meio de inúmeros dispositivos de sociabilidade. Há muitas atividades que a escola promove cujo objetivo maior é produzir o pensamento, que é condição de liberdade.
Atualmente, no contexto da globalização e das novas tecnologias, a escola tem função não apenas de fornecer os conteúdos tradicionais, mas também preparar o jovem para o mercado de trabalho, que está em constante mudança. ... Além disso, a automação é um grande desafio dos jovens que irão se inserir no mercado de trabalho.
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
É notório que a escola pública para os jovens do século xxi tem um grande papel. A instituição pública de ensino além de ser responsável pela formação de uma sociedade melhor, mesmo que indiretamente, ela também é encarregada pela alfabetização e formação de um indivíduo mais crítico.
As qualidades e competências ele precisa ter: um bom networking....Um jovem pode se preparar para entrar no mercado de trabalho:
Carreira em foco: saiba como se preparar para o mercado de...
Como se preparar para o mercado de trabalho do futuro