EQST

Quais Eram Os Ideais Da Conjuraço Baiana?

Quais eram os ideais da Conjuração Baiana?

Esse movimento popular reivindicava: a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário, onde as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais, além da instalação de uma República na Bahia e da liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados.

Quais as principais características da Conjuração Baiana *?

- Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal. - Defendiam a implantação da República. - Queriam liberdade comercial no mercado interno e também no comércio exterior. - Desejavam liberdade e igualdade entre as pessoas.

Qual foi a Inconfidência Mineira?

A Inconfidência Mineira foi a revolta, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Também conhecida como Conjuração Mineira, demonstrou a insatisfação local com a política fiscal praticada por Portugal.

Qual era o ideal das pessoas na época da Inconfidência?

O que dava unidade ao grupo eram ideias como a de liberdade e igualdade (ideias essas que também fomentaram a Revolução Francesa, em 1789), além do anseio pela emancipação e independência com relação à Coroa Portuguesa, à época governada pela rainha D. Maria, “A louca”.

Quais eram as principais ideias defendidas entre a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana?

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

Quem foram as pessoas que morreu na Conjuracao baiana?

Desta maneira, morreram o soldado Lucas Dantas do Amorim Torres, o aprendiz de alfaiate Manuel Faustino dos Santos Lira, o soldado Luís Gonzaga das Virgens e o mestre alfaiate João de Deus Nascimento. Eles tiveram as cabeças cortadas e expostas ao público como exemplo.

Quem foram os revoltosos da Conjuração Baiana?

Entre os principais líderes do movimento destacaram-se os soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas e os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus Nascimento. Os quatro conjurados eram negros e pardos, e foram condenados à forca.