Diz a lenda que Exu Bará da Rua fez parte da criação do mundo, ele foi ordenado por Deus Olorum, que viesse a terra para saber se ela podia ser habitada pelos seres humanos e Orixás.
Ele gostou tanto da terra que não quis mais voltar para o céu, então segundo esta lenda ele é o Orixá Exu mais velho de todos, o primeiro.
Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.
Em todas as partes do mundo existem relatos de pessoas que viram um misterioso homem com essas descrições, ele é citado inclusive em algumas religiões “exu”, mas o exu em alguns casos, é o ser neutro entre o bem e o mal e, age como guardião de cemitérios e portas sagradas.
Conforme a Umbanda, o Exu Caveira é um orixá que tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.
Como já explicamos algumas características do Exu Bará, fica fácil perceber as características dos seus filhos. São pessoas alegres, fiéis e muito verdadeiras, que dificilmente te deixarão na mão em seus momentos mais difíceis.
“A milhares de anos atrás no reino de Oxalá, Iemanjá esposa de Oxalá, teve seu primeiro filho, Bará Lodê, a qual era um dos primeiros Orixás que andara por toda terra. Um ser viril, guerreiro, bravo e valente!
As oferendas são as coisas que devemos e podemos oferecer, as Quizilas são as coisas que não podemos em hipótese alguma oferecer, ou até mesmo comer dependendo da proximidade com o Exu.
O atributo de Bará para Exu pode ser desdobrado em obá (rei) + ará(corpo), resultando em Exu Bará como Exu o Rei do corpo. Isso significa que um dos desdobramentos de Exu enquanto divindade é aquele de Rei do corpo, ou seja a parcela dessa divindade que vive em cada um e anima o corpo de cada ser vivo.
Exu Bará, conhecido como o primeiro orixá segundo algumas crenças da umbanda, é um dos clássicos da religião, não se pode esquecer dele. Desempenhou e ainda desempenha um papel muito importante, vale a pena saber mais sobre ele.
OGUM, ODÉ e BARÁ eram irmãos e filhos de IEMANJÁ. OGUM era calmo, tranqüilo, pacato e caçador, ele é quem provia a casa de alimentos, pois BARÁ gostava de sair no mundo e ODÉ era contemplativo e descansado.
Ganhar a inimizade deste Exu é bastante difícil, não só porque ele é muito tranquilo, mas também porque ele não é um grande justiceiro. Ainda assim é importantíssimo respeitá-lo, afinal, ele tem poder o suficiente para se vingar caso queira.
Exu é o movimento, a dinâmica da vida , promovendo a interação entre Criador e criaturas (comunicação) e a perpetuação dos seres (reprodução). O Dia de Bará e de Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho e mobiliza fiéis das crenças cristã e umbandista, referente ao sincretismo religioso de africanos e brasileiros.
Exu tem algumas características que são típicas das reações da natureza humana e sua imagem perante os adeptos reflete proteção, justiça, paciência, força e disciplina na perseguição de objetivos. A ambiguidade e a pluralidade de sentimentos também são características humanas presentes em Exu.
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.
Exu recebeu a missão fazer a comunicação entre os seres humanos e o plano divino e, como é uma entidade de grande importância, representa o início da comunicação. Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu.
São pessoas corajosas que sempre enfrentam os seus medos, mas que dificilmente compram brigas com outras pessoas por qualquer que seja o motivo. Prezam pela paz e pela boa convivência, tendem a levar uma boa vida.
Ele tem muitas qualidades, ele leva os pedidos dos seres humanos aos orixás. As maiores oferendas feitas para ele são no intuito de abrir caminhos, uma vez que sem a permissão dele isso simplesmente não acontece.
Por ser tão conhecido, esta entidade tem muitas lendas envolvendo o seu nome. Se você quer saber tudo sobre ele, saiba que você chegou ao lugar certo. Te contaremos tudo o que é relevante sobre ele, fique ligado(a).
Na história das religiões, Exu teria sido o mensageiro enviado por Deus durante o período da criação na Terra. Uma de suas tarefas seria conhecer o planeta para saber se ela era um bom lugar para seres humanos e para os orixás.