O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro. O cilindro é uma figura geométrica formada por duas bases circulares e área lateral que liga esses dois círculos.
O volume do cilindro é calculado em cm3 ou m3:
Esse cálculo é feito da seguinte forma: Basta saber quanto o terreno sobe a cada metro de comprimento. Ou seja, se em 1 metro de comprimento ele tiver subido ou descido 20cm, significa então que sua inclinação é de 20% (porque 20cm são 20% de 100cm ou 1 metro).
Cálculo da declividade de um terreno em porcentagem Portanto, se percorrermos 1,7 quilômetros de distância (deslocamento horizontal), vamos subir 80 metros. Neste caso, a declividade é 80m/1,7km ou, convertendo-se ambos os termos em metros, tem-se 80m/1700m. Simplificando, a declividade é 8/170.
O comprimento do terreno é a soma das três partes, ou seja, 20 metros. Para medir o caimento é só somar o caimento de cada uma das partes, se a primeira parte tiver 50 cm, a segunda 60 cm, e a terceira 40 cm, então a declividade total é a soma dessa partes, 150 cm, ou seja, 1,5 metro de caimento.