A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual na quantidade demanda de um bem ou serviço dividido pela variação percentual no preço. A elasticidade-preço da oferta é a variação percentual na quantidade ofertada dividida pela variação percentual no preço.
3) O que determina a quantidade de um bem oferecido pelos vendedores? A relação direta entre a quantidade ofertada de um bem e o preço desse bem se deve ao fato de que, tudo o mais constante, um aumento de preço no mercado estimula as empresas a produzirem mais, aumentando sua receita.
São os fatores mais importantes que afetam as quantidades procuradas, EXCETO:
Representa um plano ou intenção de produtores ou vendedores, e não a venda efetiva. As variáveis que afetam a oferta de dado bem ou serviço são: quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outros bens, substitutos na produção, objetivos e metas do empresário.
A Lei da Oferta e da Procura (Demanda) busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo.
Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos tendem a subir, já que os consumidores se dispõem a pagar mais para obter um determinado item. Por outro lado, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair.
Um aumento no preço aumenta a quantidade ofertada. Uma redução no preço diminui a quantidade ofertada. ... O empresário, quando compra uma máquina que produz mais, poderá aumentar a quantidade ofertada, afetando o preço no mercado (os preços caem porque aumenta a oferta do produto).
Ou seja, para Adam Smith se o mercado fosse deixado em paz pelos governos ele se manteria sempre em equilíbrio. Isso ele denominou de "Laissez-Faire". ... Naquilo que é chamado de "ponto de equilíbrio", o preço de mercado permite que a quantidade oferecida seja igual à quantidade demandada.
Especificamente, a escassez ocorre quando há excesso de demanda e, portanto, é o oposto de um excedente. Escassez econômica está fortemente relacionada ao preço de um produto ou item, pois, quando este está abaixo do preço corrente determinado pela oferta e demanda, haverá uma escassez do item sub-valorizado.