EQST

Qual A Diferença Entre Pielonefrite Aguda E Crnica?

Qual a diferença entre pielonefrite aguda e crônica?

A pielonefrite designa uma infecção do trato urinário, que atinge a "pielo" (pelve) do rim. Afecta quase todas as estruturas do rim e existe sob duas formas: pielonefrite aguda (causada por uma infecção bacteriana) e pielonefrite crónica (infecções bacterianas repetidas, associadas a um sistema imunitário debilitado).

O que causa GNDA?

As secundárias não se originam primariamente no glomérulo, mas estão associadas a doenças, como hipertensão arterial, diabetes, lúpus eritematoso, hepatites B e C, infecção pelo HIV, ou, ainda, por alguns medicamentos. As causas mais frequentes, porém, são diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica.

O que é glomerulonefrite aguda e crônica?

As Glomerulonefrites podem ser classificadas em primárias, secundárias, hereditária, agudas (quando é uma situação ocasional), ou crónicas (quando são frequentes e constantes). A Glomerulonefrite ou Glomerulopatia é uma doença renal, em que ocorre lesão dos Glomérulos ou pequenos vasos sanguíneos nos rins.

O que é glomerulonefrite crônica?

A glomerulonefrite é uma inflamação do glomérulo, uma unidade funcional do rim formada por capilares, no qual ocorre a filtragem do sangue e, também, a formação da urina. Os glomérulos são responsáveis por remover o excesso de fluidos, eletrólitos e demais resíduos da corrente sanguínea e passá-los para a urina.

O que é uma doença glomerular?

As glomerulopatias, que em geral são conhecidas como “glomerulonefrites”, são doenças que acometem os glomérulos, estruturas constituídas por um tufo de capilares sanguíneos (delimitados por uma cápsula), além de uma série de outros elementos (entre eles, vários tipos de célula), responsáveis pela ultrafiltração do ...

Qual a função da filtração glomerular?

INTRODUÇÃO. A taxa de filtração glomerular (TFG) é a medida da depuração de uma substância que é filtrada livremente pelos glomérulos e não sofre reabsorção ou secreção tubular, por isso é comumente usada como a medida padrão da avaliação da função renal.

O que é glomerulonefrite Membranosa?

(Glomerulonefrite membranosa) Nefropatia membranosa (NM) corresponde à deposição de imunocomplexos na membrana basal glomerular (MBG) com espessamento da MBG. As causas costumam ser desconhecidas, mas podem ser secundárias a fármacos, infecções, doenças autoimunes e câncer.

O que é nefropatia por IgA?

Nefropatia por IgA é a deposição de imunocomplexos de IgA nos glomérulos, que se manifesta como hematúria, proteinúria e, em geral, insuficiência renal lentamente progressiva.

O que é Síndrome de goodpasture?

A síndrome de Goodpasture é uma patologia mediada pelo sistema imunológico, na qual auto-anticorpos contra a cadeia a 3 (IV) do colágeno tipo IV se ligam à membrana basal, alveolar e glomerular, causando glomerulonefrite progressiva e hemorragia pulmonar.

Como é feita a biópsia do rim?

O procedimento é normalmente realizado com o paciente deitado de barriga para baixo. Com um aparelho de ultrassonografia localiza-se o rim e define-se o ponto que será biopsiado. A biópsia renal é chamada de percutânea por ser feita através da introdução da agulha pela pele até se chegar ao rim.

Porque fazer biópsia do rim?

A biópsia renal é um exame médico em que é retirada uma pequena amostra do tecido renal com o objetivo de investigar doenças que afetam o rim ou acompanhar pacientes que realizaram transplante renal, por exemplo.

Como é feita a biópsia?

A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.

Quais os primeiros sintomas de quem tem lupus?

Principais sintomas do lúpus

  • Fadiga.
  • Febre.
  • Dor nas articulações.
  • Rigidez muscular e inchaços.
  • Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. ...
  • Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol.
  • Dificuldade para respirar.
  • Dor no peito ao inspirar profundamente.