A diferença é que o senso comum tem base empírica, está pronto, é prático, é a solução para resolver problemas já conhecidos enquanto que o pensamento filosófico questiona sempre, a filosofia não é a mera opinião ou gostos pessoais.
Na geografia, a paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana). Ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros.
Tipos de paisagem As paisagens podem ser classificadas em duas categorias: paisagem natural e paisagem cultural ou antrópica. Paisagem natural: é aquela que dispõe predominantemente de elementos naturais, sendo esses pouco ou nada modificados pelas atividades antrópicas.
Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão. Paisagem natural e paisagem cultural são diferenciadas pela análise dos elementos que as compõem.
Já os elementos culturais são aqueles que foram feitos pelos seres humanos, que também comporão a paisagem. Exemplos de elementos culturais (ou humanizados): Casas, celeiros, currais, prédios, estradas, pontes, viadutos, rodovias, plantações, hidrelétricas.