A diferença em relação ao fotorrealismo está na maior minúcia dos detalhes e na alta definição geral da imagem, que torna os objetos representados aparentemente mais palpáveis e concretos, com uma ilusão de realidade maior do que a própria fotografia.
O grande objetivo dos pintores realistas era retratar a realidade do povo de maneira concreta e não uma forma ideal como nos movimentos anteriores. ... Entre os pintores Realistas se destacam Édouard Manet, Gustave Courbet , Honoré Daumier, Jean-Baptiste Camille Corot e Jean-François Millet.
“Sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia” é uma de suas célebres frases, e reflete o esmero com que se dedicou à estilização de sua prosa. Os cenários vulgares ou muitas vezes degradantes do realismo são trazidos à tona por meio de uma descrição luminosa, rítmica, feita com esmero.
A pintura do Realismo começou por manifestar-se no tratamento da paisagem, que se despiu da exaltação e personificação românticas para se ater, simplesmente, na reprodução desapaixonada e neutra, do que se oferece à vista do pintor.
Resposta: o realismo foi um movimento artístico oposto ao romantismo. o realismo tem um retrato fiel da realidade, faz crítica aos valores burgueses e as instruções morais.
O Realismo no Brasil teve o seu início, oficialmente, em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais célebre autor, Machado de Assis. ... O Realismo foi um movimento antiburguês, no qual denunciava as falsas bases que sustentavam as relações burguesas da época.
As características da pintura romântica não eram inequívocas e diferiam por país, mas o tema principal era a imaginação e a expressão subjetiva do artista individual. Muitas vezes a realidade foi representada de maneira um tanto idealizada. A natureza foi experimentada como “animada”.
A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
Suspiros Poéticos e Saudades
O Romantismo foi um dos principais movimentos de arte do século XIX e, no Brasil, teve como marco inicial a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
Romantismo começou no século XVII, em 1836 (publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, considerada o marco inicial do romantismo) e terminou em 1881 (publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, obra que iniciou o Realismo).
Movimento literário, artístico e filosófico do século XIX O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. ... O período romântico se estendeu até 1881, com a publicação do romance realista de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Oh! O romantismo se inicia no Brasil 1836, quando Gonçalves de Magalhães publica na França a Niterói – Revista Brasiliense, e no mesmo ano lança um livro de poesias românticas intitulado Suspiros poéticos e saudades. Em 1822, D. ... É nesse contexto que encontramos Gonçalves de Magalhães viajando pela Europa.
O Romantismo no Brasil: a literatura se torna popular e importante para a sociedade brasileira. ... A poesia exalta a natureza tão explorada pelos colonizadores, faz a sociedade se reconhecer como cidadão. Além disso, o Romantismo trouxe uma enorme carga de sentimentos, como amor, patriotismo e valor.
1836
O Realismo no Brasil foi um movimento artístico e literário, que influenciou o país em meados do século XIX, mais precisamente no ano de 1881, através da publicação do livro de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cuba.