Anagênese: Modificações que alteram uma população mais não geram novas espécies. Cladogênese: Modificação em que uma população se divide em duas espécies diferentes.
Mecanismos Pré-zigóticos
Cladogênese: compreende processos responsáveis pela ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações que não podem mais trocar genes. Pode ocorrer devido ao surgimento de barreiras geográficas.
Árvores filogenéticas representam padrões e relações de ancestralidade. Elas ilustram a relação evolutiva entre as espécies. As árvores filogenéticas consideram a evolução dos organismos a partir de um ancestral comum, e tornam-se essenciais no estudo da evolução.
Refere-se à filogenia, à história da evolução das espécies, nomeadamente à história genealógica de uma espécie, destacando suas relações de ancestrais e descendentes; filogenésico, filogênico. Etimologia (origem da palavra filogenético).
A importância da filogenia é que ela é uma ferramenta que nos auxilia no estudo da evolução de um grupo ou, de uma determinada característica dentro de um grupo. ... Portanto, para abordar a evolução da locomoção bípede dos humanos devemos analisar, também, as formas de locomoção destes animais.
A filogenia, também chamada de filogênese, é o termo rotineiramente utilizado para definir hipóteses de relações evolutivas, ou seja, relações filogênicas, de um grupo de organismos. Em outras palavras, pode ser definida como o termo que visa determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas.
Uma característica inerente ao ser humano é a tendência de reunir em grupos os objetos ou seres que apresentam características semelhantes. Classificações são sistemas de nomes organizados para mostrar as relações entre as entidades nomeadas.
As árvores filogenéticas são diagramas que representam essas relações de ancestralidade e descendências, consistindo em linhas que se bifurcam de acordo com a existência no passado de um evento que transformou uma espécie em duas novas espécies.