EQST

Qual A Diferença Entre A Hortel E Menta?

Qual a diferença entre a hortel e menta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a diferença entre a hortelã e menta?

Porém, popularmente no Brasil, costuma-se chamar de hortelã a Mentha piperita (seu nome científico), e de menta, a Mentha spicata. Há ainda sutis diferenças no paladar. Enquanto a hortelã tem sabor mais forte e picante, a menta é mais suave. Uma dupla perfeita para temperos e, principalmente, sucos e drinques.

Qual a planta da menta?

A menta e a hortelã são plantas da família Lamiaceae, do gênero Mentha. Mentha piperita é o nome científico da hortelã e Mentha spicata, o da menta. Esse gênero se distribui pela América do Norte, Austrália e Ásia e possui aproximadamente 50 espécies conhecidas.

Qual a diferença de menta e mentol?

Mentha piperita (HORTELÃ): tem sabor forte e ardido, geralmente é usado para dar sabor a pastas de dentes, balas, chicletes etc. ... O mentol, cuja fórmula está representada a seguir, está presente em balas sabor menta e hortelã.

Como identificar o hortelã?

Mentha Piperita (hortelã) Para diferenciar a folha da hortelã e da menta, lembre-se que as folhas da hortelã são estreitas, cumpridas e levemente pontiagudas. Ela também possui flores espalhadas por todos os ramos.

Para que serve folhas de menta?

A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes.

Qual a origem da menta?

O gênero Mentha é originário da América do Norte, da Ásia e da Europa. ... Ela aparece em todas as listas de ervas da antiguidade: na Bíblia aparece como dízimo; os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados (OKA & ROPERTO, 2007).

Qual o cheiro da menta?

Características da menta É bastante resiliente e o aroma forte e agradável exalado pela menta é uma de suas principais características. Assim como a hortelã (Mentha piperita), a menta é utilizada para fim medicinal.

Quantos tipo de hortelã existe?

Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero – além de outras tantas espécies criadas pelo ser humano -, mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata.

Como utilizar a menta?

Saladas. Além de simplesmente adicionar as folhas de menta na salada, junto com tomates, alface, rabanete e cebola, que tal preparar um molho de iogurte com elas? É ótimo também para comer com bastonetes de cenoura, aipo ou pepino. Pique as folhas e misture-as ao iogurte com um pouco de sal, pimenta e azeite de oliva.

Qual é a origem da hortelã?

Nome científico: Mentha x piperita L. ... Nomes populares: Hortelãzinho, hortelã de panela, hortelã de cheiro, hortelã da folha miúda, hortelã da horta, hortelã comum. Origem: É originária da Europa de onde foi trazida no período da colonização para o Brasil.

Quem descobriu a menta?

Na mitologia grega, Mintha era uma ninfa que Hades, deus dos mortos, se apaixonou. Logo que sua esposa Persefone descobre captura Mintha, a esquarteja em pequenos pedaços e a enterra.