Os hormônios produzidos pelo córtex adrenal são esteroides, isto é, derivados do colesterol e conhecidos genericamente como corticosteroides. Os principais são os glicocorticoides e os mineralocorticoides.
Os glicocorticóides (GC) são hormônios esteroides, eles apresentam ampla e diversa farmacologia, contudo, seu mecanismo de ação e principais efeitos podem ser resumidas de maneira simples. Estes hormônios são sintetizados no córtex da glândula adrenal e apresentam como estrutura básica o ciclopentanoperidrofenantreno.
Os glicocorticoides usados na prática médica são versões sintéticas, produzidas laboratorialmente, do hormônio natural cortisol. Existem várias formulações sintéticas de corticoides, as mais usadas são a prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória).
É responsável pela produção dos glicocorticóides. O principal glicocorticóide é o cortisol. A síntese dos glicocorticóides é estimulada pelo ACTH ( hormônio adrenocorticotrópico) hipofisário, que se encontra regulado pelo CRH hipotalâmico, estando relacionados por retro alimentação negativa com glicocorticóides.
Possíveis efeitos devidos ao uso a longo prazo (mais de 6 meses com doses consideráveis): Supressão da capacidade do doente de fabricar o seu próprio cortisol devido à atrofia do córtex da adrenal por feedback negativo. Osteoporose (enfraquecimento ósseo) Perda da massa muscular, fraqueza.
“Recomendo controlar a ingestão de gorduras, embutidos, refrigerantes e aumentar o consumo de líquidos, bem como a prática de esportes. É importante esclarecer que os efeitos se agravam com a utilização contínua, o uso esporádico, como para tratar crises agudas, oferece menos riscos”, afirma.
Efeitos colaterais do corticoide Dessa forma, é possível que os famosos efeitos colaterais se desenvolvam. Os mais conhecidos, nesse caso, são: cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas do corpo, agitação, insônia e, principalmente, inchaço.
Mostrar especialistas Como funciona? O tempo do início da ação como já foi dito, de 4 a 6 horas, mas para obter resposta em relação a seu quadro clínico vai depender da doença, da dose ingerida e de fatores individuais. Caso esteja demorando para surtir o efeito esperado, não hesite em procurar seu médico.
Geralmente a infiltração é usada para a fisioterapia ser mais confortável, então se tiver alta do tratamento é um bom começo,que deve ter acondicionamento aeróbico ,alongamentos e acondicionamento do ato desportivo,a cargo de um preparador físico.