Nos dias da ovulação, a vagina fica mais úmida e o muco cervical torna-se mais cristalino, transparente e elástico, semelhante à clara de ovo, e por isso, a presença desse muco indica que a mulher está fértil.
O muco cervical cria uma janela de fertilidade que dura até seis dias— muito mais do que apenas as 12-24 horas em que um óvulo pode ser fertilizado após a ovulação.
Tampão mucoso é uma secreção produzida, no início da gestação, pelo próprio útero, e tem a função de formar uma barreira para impedir que bactérias e infecções penetrem nele e prejudiquem o bebê.
6 sinais comuns do período fértil
Sintomas do período fértil Os principais sintomas de que a mulher está no período fértil são: secreção vaginal mais fina, leve aumento na temperatura basal, leve dor no baixo ventre e/ou pelve e aumento da libido.
Durante o período fértil, as chances de engravidar aumentam cerca de 25%. Isso não quer dizer que a gravidez ocorre apenas durante o período fértil, mas que as chances são maiores nessa fase.
Errar na contagem do período fértil A melhor data é a partir do 10º dia do ciclo, se estendendo até o 20º dia. Se o ciclo menstrual for muito irregular, o ideal é ter relações sexuais no mínimo 3 vezes por semana, em dias alternados.
O melhor período para engravidar é entre 11 a 16 dias após o primeiro dia da menstruação, que corresponde ao momento que antecede a ovulação, por isso, o melhor momento para ter a relação é entre as 24 e 48 horas antes da ovulação.