São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).
Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.
O ponto pode ser representado graficamente de duas maneiras: pela interseção de duas linhas ou por um simples toque na superfície com um instrumento apropriado. É identificado através de uma letra maiúscula do nosso alfabeto.
1 - se chama pontilhismo 2- george morren 3-técnica de pintura e desenho em que as imagens são definidas por pequenas manchas ou pontos. ... O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, também pode ser chamada de desenho.
Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha. A linha é o elemento básico de todo grafismo e um dos mais usados. Representa a forma de expressão mais simples e pura, porém também a mais dinâmica e variada. ... Cria separação de espaços no grafismo.
Como um dos elementos intrínsecos da arte, a linha apela à nossa compreensão inata da paisagem visual. Delineando forma e forma, a linha constrói uma narrativa em uma imagem, orientando o olho de um espectador em torno de uma fotografia.