Quais os sintomas do colesterol alto? O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.
E alguns contêm esteróis vegetais e estanóis, que impedem o corpo de absorver o colesterol.
O colesterol total é considerado fora dos limites normais quando é igual ou superior a 190 mg/dL e/ou quando o colesterol bom (HDL) está abaixo de 40 mg/dL, para homens e mulheres.
2. O corpo humano utiliza o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.
Embora tenha alguns benefícios, o consumo de fígado deve ser moderado, especialmente porque: É rico em colesterol: o consumo excessivo de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas, por isso o consumo de fígado pode não ser uma boa opção para quem tem colesterol alto ou algum tipo de problema cardíaco.
Pessoas magras também têm colesterol alto. Isso porque os níveis de colesterol no sangue dependem muito mais da taxa de remoção do colesterol pelo fígado, que é genética. Se você tem um parente de primeiro grau (por exemplo: pai, mãe, irmãos) com colesterol alto, sua chance de ter colesterol alto é maior.
O colesterol é um lípido (gordura) produzido pelo fígado a partir de alimentos ricos em gordura, e é necessário para o funcionamento normal do corpo, estando presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo.
O seu corpo precisa de colesterol para produzir todos os hormônios sexuais, incluindo androgênio, testosterona, estrógeno, progesterona e DHEA.
O HDL leva o colesterol das células do corpo para o fígado. O fígado o quebra ou elimina do corpo como um resíduo. Essa função é útil para o corpo, então o HDL é às vezes chamado de "bom colesterol".
4 formas de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom
Para diminuir os valores de colesterol genético deve-se consumir em todas as refeições alimentos ricos em fibra, como vegetais ou frutas, realizar exercício físico diariamente durante pelo menos 30 minutos e tomar todos os dias os medicamentos indicados pelo cardiologista, como Rosuvastatina ou Atorvastatina, por ...
A HDL, que é a menor das lipoproteínas e também a mais densa, é produzida no intestino e fígado. Já a LDL é a lipoproteína mais abundante e também a maior transportadora de colesterol no plasma sanguíneo, estando relacionada diretamente com o risco aumentado de doenças cardiovasculares.
Conheça nove dicas para controlar o colesterol alto
Confira os alimentos que diminuem consideravelmente os níveis de colesterol:
Controlando o colesterol com a alimentação: alimentos como os óleos vegetais (óleo de soja e azeite de oliva), peixes, nozes e castanhas apresentam grande quantidade de gordura insaturada, que, quando consumidos com moderação, podem contribuir para a redução do colesterol total e do LDL e aumento do HDL.
A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes.