-Mediano ou Sagital: o animal é divido em lado direito e esquerdo. -Transversal: o animal é dividido em parte cranial e caudal (no ser humano é parte superior e inferior). -Frontal: o animal é divido em plano dorsal e ventral. -Longitudinal: o animal é cortado em sua longitude.
Eixos do corpo humano
Em anatomia humana e animal são usados três planos elementares:
Secções transversais são cortes bidimensionais e axiais das estruturas anatômicas do corpo vistas em planos transversais. Elas são obtidas por cortes imaginários, perpendiculares ao eixo principal dos órgãos, vasos, nervos, ossos, tecidos moles ou até mesmo de todo o corpo humano.
Fonte: Sendo assim, os planos de delimitação se diferem dos de secção pois um delimita as estruturas corporais externamente e o outro faz “cortes” para delimitação de estruturas internas, podendo existir a comparação entre duas estruturas.
Seção e secção significam divisão, separação, repartição, subdivisão, uma parte de um todo. Também pode significar departamento, divisão de repartição pública. Sinônimos de seção/secção: porção, secionamento, fração, setor, ramificação, segmento, ramo, parcela, segmentação, departamento, entre outros.
A) O plano que divide o corpo humano em metades direita e esquerda de tamanhos idênticos é denominado sagital mediano. ... Toda secção do corpo feita por planos paralelos ao mediano é uma secção sagital (corte sagital) e os planos de secção são também chamados sagitais.
a) Termos de Relação: * Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo. * Posterior / Dorsal: na direção das costas (traseiro). Exemplo: O osso esterno e as cartilagens costais encontram-se anteriormente em relação ao coração. ... * Inferior / Caudal: na direção da parte inferior do corpo.
Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos. O eixo sagital: É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal. Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio. O eixo longitudinal: É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.
Planos e eixos Planos de ação são linhas fixas de referência ao longo das quais o corpo se divide. ... Os movimentos que ocorrem neste plano são abdução e adução. O plano sagital passa através do corpo da frente para trás e o divide em direita e esquerda.
Existem três planos de movimento, sendo eles dois verticais e um horizontal, são eles: Frontal, Sagital e Transverso.
primários no plano frontal são: ABDUÇÃO e ADUÇÃO. segmento corporal se afasta da linha média do corpo. Na Adução ocorre o contrário. punho no plano frontal acontece em direção à ulna o movimento é conhecido como DESVIO ULNAR.
A coluna cervical realiza os movimentos de: flexão, extensão, inclinação lateral à esquerda e à direita e rotação à esquerda e à direita: - Flexão ou flexão anterior: movimento, no plano sagital, em que o mento se aproxima da parede anterior do tórax.
Na região lateral do pescoço estão situados os músculos: - Escalenos anterior, médio e superior: realizam a elevação da primeira e segunda costela e a inclinação homolateral do pescoço – ação inspiratória. - Reto lateral do pescoço: realiza a inclinação homolateral da cabeça.
– Um eixo transversal: situado no plano, onde se efetuam os movimentos de flexão e extensão; – Um eixo vertical: este eixo longitudinal permite os movimentos de rotação externa e rotação interna. – Um eixo ântero: posterior: situado no plano sagital , onde efetua-se de abdução e adução.
Coluna vertebral (espinha)
A movimentação artrocinemática refere-se aos movimentos das superfícies articulares de rolamento, rotação, giro e deslizamento. 16. Deslizamento de movimentos profundos eficaz para redução de nódulos e alongamento de músculos tensos, fáscia.
A articulação sacroilíaca tem um movimento limitado, ela realiza uma inclinação anterior chamada nutação, e uma inclinação posterior chamada contranutação.
Osteocinemática: compreende os próprios movimentos realizados pelas articulações. Isto é, são os movimentos articulares. Artrocinemática: São os movimentos realizados na superfície das articulações, isto é, os movimentos de tração, compressão, giro e rolamento.
O quadril realiza os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e externa, além do movimento de circundação.