Bromélias, trepadeiras, cactos e filodendros são bons exemplos de espécies usadas em ambientes internos. Espécies como jibóia, orquídea-grapete, samambaia e dinheiro-em-penca também são excelentes para este tipo de uso. As orquídeas, apesar de serem terrestres, são muito bem adaptáveis ao plantio aéreo.
A germinação é o processo de retomada do crescimento ativo do eixo embrionário. Consiste da sequência ordenada de atividades metabólicas, que inicia com a embebição das sementes, estabelece a retomada do desenvolvimento do embrião até a formação de uma plântula normal, depende de umidade, temperatura e oxigênio.
Estádio fenológico Reprodutivo: Neste período ocorre o aumento do volume das vagens em decorrência do enchimento dos grãos. O final deste estádio é marcado pela perda da coloração verde dos grãos, os quais passam a adquirir coloração característica da cultivar, bem como, pela perda das folhas.
Fenologia refere-se à parte da botânica que estuda as diferentes fases do cres- cimento e desenvolvimento das plantas, tanto a vegetativa (germinação, emer- gência, crescimento da parte aérea e das raízes) como a reprodutiva (floresci- mento, frutificação e maturação), de- marcando-lhes as épocas de ocorrência e as ...
O ciclo fenológico é dividido em dois estádios, o vegetativo (V) e o reprodutivo (R), seguidos de índices numéricos, com exceção apenas dos estádios VE (de emergência) e o VC (de cotilédone). máximo rendimento da sua lavoura! As cultivares de soja podem apresentar dois tipos de crescimento.
Os estádios reprodutivos abran- gem quatro distintas fases do desenvolvimento reprodutivo da planta, ou seja, florescimento (R1 e R2), desenvolvimento da vagem (R3 e R4), desenvolvimento do grão (R5 e R6) e maturação da planta (R7 e R8).
Ele ainda ressalta a importância de se conhecer a fenologia da cultura, a fim de manejar de forma adequada a dessecação. Segundo Albrecht, quando o objetivo é eliminar hastes verdes para uniformizar a área ou controlar plantas daninhas, o ideal é dessecar a partir do estádio R7.
Isto porque, as sementes de soja têm, no ponto de maturação fisiológica, a mais alta viabilidade e o máximo vigor. O intervalo entre a maturação fisiológica e a colheita raramente apresenta condições climáticas favoráveis para a conservação da qualidade das sementes, especialmente em regiões tropicais.
Pode-se citar como principais fatores externos que influenciam a germinação, a luz, temperatura, disponibilidade de água e o oxigênio. A qualidade de luz durante a maturação da semente é um importante fator controlador da germinação.
Escala fenológica da soja. As condições ambientais que mais influenciam a produtividade de uma cultura são: luz, água, temperatura e nutrientes.
160 dias